Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Regulamentação

União Europeia adia votação de lei que regulamenta criptomoedas

  • Por Luciano Rocha
  • - 17/01/2023
  • às 16:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
União Europeia adia votação de lei que regulamenta criptomoedas
Foto: Depositphotos

Conforme noticiou o CriptoFácil no ano passado, a União Europeia pretendia votar em fevereiro a nova legislação de criptomoedas do bloco, o Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA). No entanto, problemas técnicos levaram o bloco europeu a adiar a votação em pelo menos dois meses. 

De acordo com as previsões iniciais, o Parlamento Europeu pretendia realizar a votação em fevereiro de 2023. Mas por causa dos problemas, precisaram adiar a votação para abril.

Segundo um porta-voz do Parlamento, o atraso é “técnico” e não tem a ver com divergências. O porta-voz afirmou que houve um suposto erro na tradução do documento da lei, que tem quase 400 páginas. A tradução é feita em todos os 24 idiomas oficiais do bloco, o que aumenta a possibilidade de erros.

  • Leia também: DeFi começa se recuperar, com valor bloqueado superando R$ 230 bilhões

União Europeia adia votação do MiCA

A princípio, o Parlamento realizaria a votação final do MiCA ainda em 2022. Só que os eurodeputados decidiram adiar tudo para fevereiro de 2023. O adiamento ocorreu para dar tempo aos parlamentares de estudar o projeto e evitar eventuais problemas.

Entre esses problemas estão as dificuldades técnicas da lei, dado o tamanho do texto. De acordo com o parlamento, o receio era de que isso fizesse a aprovação do MiCA demorar ainda mais. Por isso optou-se por dar mais tempo.

Após o colapso da FTX, os eurodeputados da UE criticaram o mercado de criptomoedas e disseram que o MiCA poderia ter impedido. No entanto, a lei contém uma falha significativa que permite que organizações como a FTX continuem atendendo clientes da UE.

Por isso, e por conta de outros problemas, a lei passou por várias revisões com o novo prazo estabelecido. Agora, com o novo adiamento, os deputados terão ainda mais tempo de revisão.

O MiCA passará pela sua última votação. Se aprovado, o projeto entrará em vigor após o prazo estabelecido pela lei. Mas o texto ainda precisa ser aprovado oficialmente não apenas pelos legisladores, mas pelos governos nacionais que compõem o Conselho de Governadores da UE.

Se aprovado, o MiCA impactará todos os 27 países-membros da União Europeia. Contudo, cada regulador nacional terá a responsabilidade de implementar as regras e punições estabelecidas na lei.

  • Leia também: BNY Mellon expandirá serviços de custódia de criptomoedas

França pede regulamentação mais rígida

Por causa do adiamento do MiCA, o parlamento europeu também adiou a votação de outras regras do setor de criptomoedas. Por exemplo, a sessão de abril também decidirá a aprovação do Regulamento de Transferência de Fundos (TFR).

O TFR é um conjunto de leis que a UE pretende executar simultaneamente ao MiCA. Mas seu propósito envolve especificamente a verificação de identidade, o famigerado KYC. De acordo com TFR, qualquer transação de criptomoedas deverá conter dados tanto do destinatário quanto do remetente.

Ou seja, a nova lei acaba com a privacidade de muitas carteiras, inclusive as chamadas carteiras não-custodiais. E de fato, muitos países consideram que o MiCA é muito brando e pedem uma legislação mais dura.

É o caso dos reguladores da França, segunda maior economia da UE, que estão pressionando pelo licenciamento obrigatório de empresas de criptomoedas em 2023.

  • Leia também: Criptomoeda salta 200% após listagem da empresa em Londres

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.