A Securities and Exchange Commission emitiu na última semana mais uma rejeição a um possível emissor, Wilshire Phoenix, por um fundo ETF negociado em bolsa baseado em Bitcoin, o mais recente de uma série de tentativas fracassadas por empresas de pressionar um ex-regulador de ETF de Bitcoin.
Um debate no ETF Edge da CNBC uniu Chris Hempstead, diretor de desenvolvimento institucional de negócios da IndexIQ, Nick Colas, cofundador do Datatrek Research e outros nomes do mercado de investimentos tradicionais para debater o futuro do Bitcoin e se os ETF baseados na criptomoeda ainda podem se tornar realidade.
Chris Hempstead começou afirmando que:
“Duvido muito que essa seja a gota d’água. Acho que todos continuarão ouvindo o feedback e as notas da SEC, quais são seus comentários e continuarão tratando disso.”
Ambos entrevistados acreditam que se a demanda do mercado e dos investidores eventualmente inclinar a balança a favor do BTC, a SEC provavelmente revisará os pedidos e poderá chegar a uma conclusão diferente.
“Eles provavelmente darão uma nova olhada e terão diferentes tipos de considerações. Não acho que seja a gota d’água, mas não prevejo mudanças significativas em relação à decisão da SEC em um futuro próximo”.
O co-fundador da DataTrek Research, Nick Colas, disse em janeiro que as chances de um ETF de Bitcoin ser aprovado este ano eram de 10%.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Você verá uma criptomoeda do banco central antes de ver um ETF de Bitcoin”, afirmou Colas.
Isso pode vir na forma de uma moeda digital atrelada ao dólar, o que poderia gerar transações virtuais sem atrito, mas, de muitas maneiras, o mercado já o possui, disse Dan Wiener, presidente da Adviser Investments e sênior editor do consultor independente da Vanguard Investors, um boletim diário amplamente seguido.
“As pessoas usam Venmo agora. Eles podem movimentar seu dinheiro. Não é grande coisa. Nós realmente precisamos de Bitcoin? Eu não sou traficante. Não estou preocupado em transferir dinheiro”, disse Wiener na entrevista
Por fim, o presidente da Adviser Investment completou sua fala com sua opinião sobre a tecnologia Blockchain e como ela é imporante:
“O mais importante é a tecnologia blockchain, como as empresas estão usando blockchain. Bitcoin ou qualquer uma dessas outras moedas são apenas uma manifestação de uma tecnologia.”
Leia também: Bitcoin se mantém acima dos US$ 7.100 mesmo com correção
Leia também: Fundo de hedge mais bem-sucedido da história mira contratos futuros de Bitcoin
Leia também: Última proposta de ETF de Bitcoin será avaliada pela SEC esta semana: quais as chances de aprovação?