O Twitter é uma das principais fontes de informações e análises utilizada por investidores de criptomoedas. Contudo, muitos deles foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (10).
Isso porque a rede social suspendeu as contas de vários influenciadores importantes do mercado. A suspensão ocorreu durante a madrugada, horário de Brasília.
Não foi dada nenhuma razão para o bloqueio das contas. Segundo o Twitter, isso ocorreu porque os perfis violaram as regras da rede social. Porém, as regras violadas não foram reveladas.
Grandes perfis foram afetados
Pelo menos quatro grandes perfis foram afetados: @thecryptodog, @KoroushAK, @woonomic e @100trillionusd.
Os dois últimos pertencem aos analistas Willy Woo e PlanB, respectivamente. Ambos são autores dos principais modelos e estatísticas para análise do preço do Bitcoin.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Até a manhã desta quarta-feira, alguns perfis ainda estavam bloqueados. É o caso dos perfis de Koroush AK e The Crypto Dog.
Já Willy Woo e PlanB tiveram suas contas reativadas após cerca de seis horas de bloqueio. Após a liberação, ambos se manifestaram no próprio Twitter.
O primeiro a falar foi PlanB. Ele manifestou surpresa com a decisão e afirmou que até mesmo seus seguidores desapareceram. O analista chegou a marcar o fundador do Twitter, Jack Dorsey, para tentar pedir ajuda.
“Acordei e vi minha conta suspensa e todos os 300 mil seguidores desaparecidos. Nenhuma explicação do Twitter, nenhuma mensagem, nada. Alguém sabe o que aconteceu? Mais contas com esse problema?”, afirmou.
Woo manifestou-se logo depois. Ele retuitou a mensagem de PlanB e postou junto um comunicado do suporte do Twitter falando sobre a suspensão.
“Minha conta foi suspensa por aproximadamente 6 horas. Passei pelo processo mencionado pelo PlanB e esta foi a resposta por e-mail que eles deram quando a conta foi reativada. Vamos torcer para que pelo menos as contas fraudulentas estejam sob controle”, disse.
Problemas com redes sociais
Esta não é a primeira vez que influenciadores do mercado de criptomoedas têm problemas com redes sociais. Facebook e YouTube são exemplos de outras redes que já suspenderam contas ligadas a este setor.
Em julho de 2020, o Twitter sofreu um ataque massivo que afetou milhares de contas, incluindo celebridades. Em todas elas, foram aplicados golpes para tentar roubar criptomoedas.
Leia também: Ethereum pode chegar a R$ 12.000 após romper resistência, diz analista
Leia também: Número de investidores acreditando no Bitcoin a US$ 100 mil bate recorde
Leia também: NFTs baseados em Satoshi Nakamoto serão vendidos esta noite