Início » Últimas Notícias » TSE vai testar blockchain nas eleições em 15 de novembro

TSE vai testar blockchain nas eleições em 15 de novembro

TSE vai testar blockchain nas eleições em 15 de novembro
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

No próximo domingo (15), data das Eleições Municipais de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai testar tecnologias e inovações para o sistema eletrônico de votação brasileiro implementado em 1996.

Entre as iniciativas a serem testadas está a tecnologia blockchain.

Publicidade

Conforme informou o TSE, os testes irão ocorrer em três cidades: Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP). A ação integra o projeto do TSE de “Eleições do Futuro”.

Eleições do Futuro

Na data do pleito, as cidades mencionadas serão palco de demonstrações de propostas de inovação para o processo eleitoral.

Nesse sentido, a Justiça Eleitoral vai monitorar os testes realizados pelas empresas inscritas no chamamento público do TSE.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ao todo, foram mais de 30 organizações interessadas em apresentar uma solução para inovar o sistema eleitoral.

No entanto, apenas 26 empresas foram selecionadas para exibir suas demonstrações. Os testes vão ser realizados das 10h às 15h, e os eleitores participantes vão votar em candidatos fictícios. 

“Lançado em setembro, o projeto ‘Eleições do Futuro’ tem como objetivo iniciar estudos e avaliações para eventual implementação de inovações no sistema eleitoral. As propostas deverão preencher três requisitos: segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência.”

Assim, após o processo eleitoral e os testes, o TSE decidirá se vai ou não adotar alguma das inovações apresentadas.

Publicidade

O TSE explicou que as urnas eletrônicas são ferramentas seguras e auditáveis. Entretanto, o projeto quer verificar se existem outras tecnologias capazes de modernizar e baratear o processo.

Além disso, é fundamental que as inovações apresentadas não afetem a segurança do processo.

Blockchain nas eleições

Diversas empresas focadas em tecnologia blockchain vão participar das demonstrações. São elas: Criptonomia, GoLedger, Instituto Nacional de Excelência em Políticas Públicas (Inepp), Waves Enterprise e OriginalMy.

Publicidade

Ao CriptoFácil, a cofundadora da OriginalMy, Miriam Oshiro, explicou que a startup vai testar a solução OMyVote. 

“Para a OriginalMy é uma grande oportunidade de mostrar para o público em geral a nossa solução para votação, que é fundamentada em pilares como transparência e auditabilidade sem abrir mão da privacidade e sigilo do voto. A integração com o protocolo Hääl (em andamento), que registra e verifica os votos em tempo real em blockchain, trazem uma mudança de paradigma para o sistema eleitoral.”

Artem Khalikhov, CPO da Waves Enterprise, também falou com o CriptoFácil sobre a participação nas demonstrações:

“Quando a Waves Enterprise tomou conhecimento sobre o projeto Eleições do Futuro, a decisão de participar foi imediata. Vocês já devem saber que a nossa tecnologia de votação eletrônica através do blockchain foi utilizada recentemente nas eleições da Rússia, processando sem problemas os votos de mais de 30.000 eleitores.

Agora, nossa blockchain e protocolo de criptografia serão um sistema para escolha nas eleições federais russas. Em relação aos eventos de 2020, observamos o interesse no voto eletrônico transparente e seguro, tanto por parte de empresas quanto de instituições governamentais.

É uma honra para a Waves Enterprise estar entre os convidados do evento de votação piloto neste próximo fim de semana. Estamos felizes em demonstrar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos eleitores brasileiros nossa tecnologia, de eficácia comprovada.”

Leia também: CVM suspende duas empresas de Forex e criptomoedas

Publicidade

Leia também: Fintech brasileira oferece vagas e requer apenas ensino médio

Leia também: Brasil pode passar por hiperinflação se não conseguir rolar dívida, afirma Guedes

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “TSE vai testar blockchain nas eleições em 15 de novembro”

  1. Pingback: Argentina pode regulamentar criptoativos com novo projeto de lei - Market News Crytpo

Deixe um comentário