A empresa de carteiras de criptomoedas Trust Wallet publicou em sua conta no X (antigo Twitter) um alerta aos seus usuários. De acordo com a empresa, agentes maliciosos estão enviando e-mails a clientes da wallet pedindo que faça uma verificação Conheça Seu Cliente (KYC) que, na verdade, é um golpe.
No e-mail fraudulento compartilhado pelo Trust Wallet no X, os golpistas alegaram que a plataforma congelaria as contas dos usuários se eles não completassem os requisitos de KYC até o final de janeiro de 2024.
O e-mail direciona os usuários a atenderem a esses requisitos clicando em um link potencialmente malicioso. No link, os usuários (vítimas) precisam fornecer detalhes pessoais, incluindo suas frases-semente da carteira.
No entanto, como destacou a Trust Wallet, eles não enviaram e nunca enviarão e-mails dessa natureza aos usuários. Isso porque eles não coletam e-mails para criar carteiras em primeiro lugar.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Você NÃO precisa ‘verificar’ sua Trust Wallet e nunca lhe enviaremos um e-mail solicitando que você faça isso.
Também não solicitamos nenhuma informação pessoal sua (incluindo seu endereço de e-mail). Portanto, não poderemos enviar-lhe um e-mail de qualquer maneira”, tuitou.
Golpe por e-mail a usuários da Trust Wallet
Embora, à primeira vista, o golpe pareça visar apenas os usuários da Trust Wallet, é mais provável que qualquer pessoa possa cair na armadilha, pois os golpistas não têm como saber quem é um usuário da Trust Wallet e provavelmente estão enviando o e-mail aleatoriamente.
Assim, os golpistas podem atrair usuários de outras carteiras cripto para clicar em links maliciosos por curiosidade. Ao mesmo tempo, esses agentes maliciosos podem estar utilizando a mesma tática para enganar usuários de outras carteiras cripto.
O golpe de phishing por e-mail revelado pela Trust Wallet tenta explorar emoções como medo e uma sensação de urgência. Nesse sentido, a equipe da carteira de cripto recomendou que quem receber um e-mail como este, alegando ser do seu provedor de carteira, deve bloquear o remetente e excluir o e-mail.
“Lembre: NUNCA revele sua frase secreta a ninguém, jamais. Nem mesmo um membro da equipe da Trust Wallet pediria isso. Por favor, exerça a devida diligência e permaneça #SAFU [em segurança]”, concluiu a empresa.
A Trust Wallet é uma das carteiras cripto mais populares do mundo, com mais de 60 milhões de usuários. Como tal, o golpe pode drenar ativos cripto de milhões de usuários desavisados.
- Leia também: Usuário perde mais de R$ 20 milhões em ataque hacker