A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando a criação de uma posição específica voltada para políticas relacionadas a criptomoedas. Caso isso se confirme, será uma novidade na Casa Branca. A informação é de uma reportagem da Bloomberg, que cita fontes próximas ao assunto.
De acordo com a matéria, a equipe de transição de Trump está analisando candidatos para ocupar o cargo. Contudo, ainda não está claro se a posição terá status de alto escalão no governo ou se será estruturada como uma espécie de “czar das criptomoedas”. Representantes da equipe de transição de Trump não responderam imediatamente às solicitações de comentários.
Durante a campanha eleitoral, Trump expressou apoio ao setor de criptomoedas e anunciou propostas específicas, como demitir o atual presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, criar um Conselho Consultivo Presidencial de Criptomoedas e estabelecer uma reserva estratégica nacional de Bitcoin.
Além disso, ele prometeu analisar o caso de Ross Ulbricht, fundador do Silk Road, e possivelmente comutar sua sentença de prisão perpétua.
Após a vitória eleitoral, Trump já indicou executivos com posições favoráveis às criptomoedas para cargos-chave em sua administração. Entre os indicados estão Howard Lutnick, CEO da Cantor Fitzgerald, para liderar o Departamento de Comércio, e Robert F. Kennedy Jr., conhecido por sua afinidade com o Bitcoin, para o cargo de secretário de Saúde e Serviços Humanos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Interações com líderes da indústria de criptomoedas
Figuras importantes do setor de criptomoedas têm buscado aproximação com a equipe de transição de Trump. Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, afirmou ter conversado com pessoas ligadas ao presidente eleito sobre possíveis nomeações. Representantes da Circle também mantiveram diálogos com a equipe, segundo informações do The New York Times.
Além disso, Brian Armstrong, CEO da Coinbase, teria discutido com Trump sobre criptomoedas em termos gerais e também sobre os possíveis nomes para liderar a SEC e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), conforme relatado pela revista Fortune.
Caso a nova posição seja confirmada, ela pode sinalizar uma abordagem mais estratégica do governo Trump em relação ao setor de criptomoedas, marcando um avanço nas políticas públicas voltadas ao mercado de ativos digitais.