O TRX da Tron, embora com pouco destaque, é o ativo digital nativo de uma das maiores redes descentralizadas do mercado. Conforme revelado pelo portal DeFi Llama, especializado em contratos inteligentes, a Tron ocupa o segundo lugar, atrás apenas do Ethereum, em valor total bloqueado (TVL), chegando a US$ 8,2 bilhões.
Uma das principais razões para o sucesso contínuo da Tron é a presença da USDT, a stablecoin mais usada no mundo. A integração da USDT na rede Tron facilitou transações mais rápidas e econômicas, impulsionando sua adoção.
Essa integração precoce permitiu à Tron estabelecer uma forte base de usuários e serviços financeiros digitais globalmente utilizados.
Segundo o especialista Nicholas Antiporovich, apesar de viver, em partes, da fama da USDT, a Tron possui uma rede de mais de 25 protocolos financeiros descentralizados, incluindo plataformas de empréstimo e exchanges descentralizadas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Por exemplo, a JustLend, plataforma de empréstimo na rede Tron, é o terceiro maior protocolo DeFi do mundo, indicando um ecossistema em crescimento e um potencial significativo de crescimento para o TRX.
“Olhando para o futuro, analistas apontam um potencial mercado altista entre 2024 e 2025 para criptomoedas como TRX, que têm desenvolvimento sólido”, aponta Antiporovich.
Ele indica ainda que outras previsões sugerem um aumento de 60% em relação ao pico de 2021 e um dobro em relação ao seu preço atual para alcançar o máximo histórico de janeiro de 2018.
Análise da Tron (TRX)
De acordo com a empresa de análise de criptomoedas Messari, esta propriedade Tron pode ajudar a “suportar o valor do TRX durante um mercado que de outra forma seria estável ou em declínio”.
A lógica por detrás deste argumento é que, pela simples lei da oferta e da procura, se a circulação de um ativo for reduzida e a sua procura se mantiver ou aumentar, então o preço aumentará.
Apesar dessas perspectivas positivas, é importante considerar alguns riscos associados ao TRX como sua relação com a stablecoin USDD, com um mecanismo de queima semelhante ao da UST. A estabilidade do USDD tem sido questionada, o que poderia impactar negativamente o ecossistema Tron, inclusive o preço do TRX.