Categorias Notícias

Tron ‘supercolateraliza’ stablecoin USDD para evitar colapso semelhante ao da UST

O colapso da stablecoin Terra USD (UST), da rede Terra (LUNA), gerou preocupações para a rede Tron que lançou sua stablecoin algorítmica – inspirada em UST – no dia 5 de maio.

A plataforma liderada por Justin Sun anunciou que está “supercolateralizando” as reservas da moeda USDD. Em outras palavras, o projeto está aumentando de forma significativa a quantidade de capital que apoia a moeda digital estável.

O objetivo é impedir que USDD fracasse como UST fracassou. No início do mês passado, a stablecoin perdeu sua paridade de 1:1 com o dólar dos EUA, causando uma derrocada de todo o ecossistema Terra.

A criptomoeda LUNA, que apoiava a UST foi a zero e a rede precisou passar por um hard fork para tentar se recuperar. Além disso, a nova cadeia não conta mais com a UST que virou TerraUSD Classic (USTC).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Reserva de 130% para USDD

De acordo com Justin Sun, a TRON criou e vai manter uma reserva em um mínimo de 130% do valor total de USDD. A reserva vai ser composta por criptomoedas e outras stablecoins.

Segundo um comunicado à imprensa da rede, a TRON vai começar a publicar atualizações em tempo real dessa reserva de garantia no site da TRON DAO Reserve a partir de 5 de junho.

No momento, de acordo com um porta-voz da TRON, a reserva contém 10.500 Bitcoins (cerca de US$ 330 milhões); 240 milhões de USDT; e 1,9 bilhão de TRX (token na TRON), além de 8,29 bilhões de TRX em um contrato de queima.

“Queremos atualizar a USDD para um modelo híbrido”, disse Sun. “Então, por um lado, temos uma stablecoin algorítmica – um algoritmo para tornar a stablecoin estável. E, por outro lado, temos a TRON DAO Reserve.”

Segundo o site, a TRON DAO Reserve visa proteger a indústria geral de blockchain, evitar negociações de pânico causadas por crises financeiras e mitigar severas crises econômicas.

A reserva supervisiona as stablecoins tradicionais baseadas em TRON, bem como gerencia a USDD, garantindo sua estabilidade de preços com reservas.

Reserva diversificada

Conforme informou a TRON, a stablecoin USDD foi projetada para incentivar os arbitradores a manter seu preço atrelado ao do dólar americano por meio da negociação entre TRX e a USDD.

Por seguir a mesma estratégia da UST – e com o fracasso da stablecoin – Sun quer garantir que a moeda estável será suficientemente apoiada.

“O fundo de reserva que estamos usando agora é altamente diversificado. Inclui Bitcoin e todos os diferentes tipos de stablecoin. A USDC [stablecoin da Circle] fará parte de nossa reserva. Mas será apenas uma pequena parte de nossa reserva”, disse Sun.

Leia também: Ministério Público do DF cria unidade focada em criptomoedas

Leia também: CAKE salta quase 10% após Binance Labs investir na PancakeSwap

Leia também: Arcane Research: Terraform Labs fez vendas de LUNA antes de colapso da UST

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.