Nesta segunda-feira, 19 de novembro, a Trezor, empresa fabricante de carteiras de hardware para criptomoedas, emitiu um alerta aos seus usuários depois de fazer o que chamou de descoberta “surpreendente” de que pessoas não autorizadas estavam criando e vendendo dispositivos falsos.
A Trezor, que junto com a Ledger e a KeepKey formam o grupo das fabricantes de carteiras de criptomoedas mais antigas e mais conhecidas, disse que um terceiro “desconhecido” estava distribuindo “cópias um-para-um” de seu carro-chefe, a carteira Trezor One.
“Os clones da Trezor foram liberados ao longo dos anos de nossa atividade”, disseram as autoridades, observando:
“No entanto, nas últimas semanas, descobrimos algo mais surpreendente. Uma cópia de um-para-um da Trezor One. Em outras palavras, um falso dispositivo Trezor, fabricado por um fornecedor diferente e desconhecido.”
O mais recente movimento para representar aspectos da esfera das criptomoedas, esse novo golpe não parece muito diferente dos muitos roubos de contas de mídias sociais que oferecem tokens e endossos fraudulentos sob o nome de outras figuras bem conhecidas da indústria.
Os golpistas chegaram a atacar as ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês), com versões falsas, afim de roubar fundos de possíveis colaboradores.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O caso da Trezor One envolve diferenças sutis na embalagem, diz a empresa, como o holograma e o adesivo de código de barras.
Parecendo ser originária da China, a empresa escreveu que os usuários devem ter suspeitas quando compram dispositivos de terceiros através da Internet.
“Seja muito cauteloso ao comprar em outros mercados, como o eBay, Taobao, AliExpress, revendedores desconhecidos da Amazon ou outros lugares”, acrescentou, informando:
“Se você não tem certeza sobre a autenticidade do vendedor ou do canal, sempre prossiga com os canais oficiais.”