Houve um notório crescimento no uso de caixas eletrônicos de criptomoedas globalmente. Dados do site CoinATMradar.com revelam que no dia 01 de junho deste ano, existiam cerca de 4.858 destes dispositivos espalhados pelo mundo, em contraste, existem mais de três milhões de caixas eletrônicos tradicionais em funcionamento no planeta. Estima-se que existirão cerca de 4,3 milhões deles até 2020, conforme relatado pelo Ethereum World News, nesta semana.
Entusiastas das criptomoedas afirmam que a disparidade não deve ser uma causa para preocupações. De fato, a rede extensiva de caixas eletrônicos tradicionais é boa para o Bitcoin. Um usuário do Reddit afirmou:
“Eu opero cerca de 20 caixas eletrônicos. Logo, um software que habilita Bitcoin será disponibilizado para eles, então algum dia estes três milhões de caixas eletrônicos tradicionais poderão funcionar com Bitcoin. Nenhum outro detalhe é conhecido. Levará alguns anos para conseguirmos todas as atualizações, isso é certo. Essa indústria é lenta, e eles sempre adiam prazos.”
Funcionando com Bitcoin
Robocoin, uma fabricante de caixas eletrônicos de Bitcoin, desenvolveu um software que transforma qualquer caixa eletrônico em um dispositivo capaz de oferecer funções com Bitcoin. Por meio destes dispositivos alterados, qualquer caixa eletrônico pode aceitar, transferir ou entregar dinheiro, além da moeda digital. O software, conhecido como Coin SDK, foi uma iniciativa da Robocoin para encorajar a adoção em massa de criptoativos.
De acordo com a Robocoin, tudo que um operador de caixa eletrônico precisa fazer é instalar o software em uma máquina e as transações em BTC são automaticamente geridas e identificadas por meio de um sistema de carteiras. Jordan Kelley, CEO da Robocoin, afirmou que eles iriam melhorar a estrutura dos caixas eletrônicos e torna-la em uma rede global de Bitcoin e envios.
Atualmente, a fabricante de caixas eletrônicos General Bytes instalou a maior parte dos dispositivos recentes. Outros 24 caixas eletrônicos de Bitcoin foram produzidos pela Lamassu. Bitacess também instalou recentemente 24 destes dispositivos. O país com o maior número de caixas eletrônicos de criptomoedas no mundo são os Estados Unidos.
Pelo menos 60% de todos os caixas eletrônicos de Bitcoin estão no país. O Canadá representa 12,4% de todos os caixas eletrônicos de criptomoedas. Isso implica que mais de 70% de todos os dispositivos estão na América do Norte. A Europa guarda 22% de todos os caixas eletrônicos, enquanto a Ásia representa 2%.
Desafios
O primeiro caixa eletrônico de Bitcoin foi instalado em 2013 pela Robocoin, no Canadá. A Robocoin interrompeu a produção dos dispositivos três anos depois. A empresa então anunciou que estava mirando em software e envios em vez de hardware.
Os caixas eletrônicos de criptoativos não estão livres de críticas. Durante a época em que a Robocoin ainda fabricava os dispositivos, diversos problemas de software e hardware afetavam as máquinas. Além disso, as taxas cobradas são tão altas que os entusiastas acreditam que elas são impraticáveis – ficando apenas com os serviços das exchanges. Porém, outros fãs de criptomoedas acreditam que isso faz parte da evolução.
Toda tecnologia capaz de mudar as vidas das pessoas, desde os smartphones até a internet, enfrentaram dificuldades. Há ainda um crescente problema regulatório envolvendo estes caixas eletrônicos, como em Vancouver, onde o prefeito propôs o banimento dos dispositivos – visando combater a lavagem de dinheiro.
Leia também: Caixa eletrônico de Bitcoin em Londres “cospe” dinheiro dentro da mala de investidor