O Bitcoin atingiu marcos históricos no número de transações processadas por bloco e na média de transações por segundo (TPS), graças à crescente popularidade dos tokens BRC-20. No entanto, embora o BTC tenha atingido um recorde histórico no processamento de transações, elas congestionaram novamente na rede e prejudicaram milhares de usuários, evidenciando os problemas de escalabilidade do BTC.
Em 7 de maio, o Bitcoin registrou um recorde de 4.373 transações processadas por bloco, uma alta histórica. A capacidade do Bitcoin está limitada a cerca de 7 transações por segundo.
Esta limitação tem sido alvo de críticas, pois sistemas como o Visa podem processar mais de 1.700 TPS. No entanto, apesar desta capacidade limitada, em 7 de maio, o Bitcoin ultrapassou sua própria barreira, atingindo 8,4 TPS.
Blockchain do Bitcoin e tokens BRC-20
Essa pequena diferença entre o limite máximo teórico e o real se deve à inundação da rede com pequenas transações de apenas alguns centavos (exatamente 0,00000546 BTC) provenientes dos tokens BRC-20, o novo padrão de emissão do Bitcoin. Essas pequenas transações empurraram o Bitcoin para além do máximo de sua capacidade esperada.
A segurança de uma rede de criptomoedas baseada no protocolo de consenso Proof-of-Work (PoW, ou Prova de Trabalho) é medida pelo seu hash rate. E o Bitcoin é o líder nesta categoria.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Durante este pico no TPS do BTC, o hash rate da maior criptomoeda também atingiu um recorde histórico de 439 EH/s. Nenhuma outra rede de criptomoedas oferece esse nível de segurança.
Essa taxa desempenha um papel fundamental na segurança do Bitcoin. Afinal, quanto maior o hash rate, menor é a possibilidade de uma única entidade controlar 51% de todo o hash rate da rede para atacar o Bitcoin. Ou seja, quem detém essa maioria do hash rate tem poder de decisão sobre o protocolo.
Os tokens BRC-20 e os NFTs Ordinals estão colocando a capacidade do Bitcoin à prova. O recorde de 4.373 transações por bloco é um testemunho do impacto desses tokens na rede.
No entanto, é crucial notar que, embora o Bitcoin tenha quebrado seu próprio recorde de TPS, a rede ainda tem limites significativos em comparação com outras plataformas de pagamento.