O token da rede CELO disparou mais de 23,9% na manhã desta quarta-feira (25). Mais especificamente, a alta do token foi de 23,9%, a segunda maior do dia de acordo com o CoinGecko. Somente o token SUI, com alta de 25% teve um desempenho melhor.
Essa forte valorização ocorreu graças a Vitalik Buterin, cofundador da rede Ethereum, que utilizou sua conta no X para elogiar os esforços da Celo para melhorar o acesso global a pagamentos básicos e serviços financeiros. Ele sugeriu que essas ações poderiam ajudar a melhorar o próprio Ethereum.
“É incrível ver isso. Melhorar o acesso mundial a pagamentos/finanças básicos sempre foi uma maneira fundamental de o Ethereum ser bom para o mundo, e é ótimo ver o Celo ganhando força”, disse Vitalik no X.
Além disso, Buterin apoiou a mudança da Celo para se tornar uma rede de Camada 2 do Ethereum, reforçando o poder que essas tecnologias podem exercer nas grandes blockchains. Elas são uma excelente ferramenta para aumentar a capacidade das blockchains e acelerar sua adoção a nível global.
Por isso, os tokens de Camada 2 se mostram algumas das mais promissoras oportunidades de investimento em 2024. E além do CELO, outra excelente oportunidade é a Pepe Unchained, que oferece a primeira Camada 2 voltada exclusivamente para o lançamento de memecoins.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Otimismo com a rede CELO
Buterin apontou para fundamentos otimistas em torno da Celo, conforme relatado pela Artemis. Nesse sentido, a Celo recentemente ultrapassou a TRON em endereços ativos diários para métricas de uso de stablecoins.
“Os tamanhos de transferência em todos os tipos estão crescendo, indicando que os endereços não estão apenas enviando spam para a rede, fazendo transações muito pequenas. Além disso, a oferta de stablecoin na Celo também cresceu significativamente no ano passado”, escreveu a Artemis.
Artemis também destacou a mudança da Tether para cunhar US$ 200 milhões em USDT na Celo, sugerindo demanda futura. Por outro lado, a Tron recentemente viu diversas stablecoins deixando sua rede, o que serviu para causar essa inversão.
Mas o que realmente causou o crescimento da Celo foi a expansão do uso de stablecoins na África. De acordo com a Artemis, o lançamento do MiniPay na Nigéria, deu o pontapé inicial, e agora outros três países (Quênia, Gana e África do Sul) já utilizam o sistema de pagamentos.
“De acordo com os dados da Chainalysis, a Nigéria está em segundo lugar na adoção de criptomoedas. A adoção de stablecoins levará o Quênia e a África do Sul de volta ao top 10 em 2025?”, especulou a Artemis.
Transições da Celo para Ethereum L2
A transição da Celo para uma Camada 2 do Ethereum decorre de uma proposta criada em julho de 2023 pela cLabs, a equipe por trás dos principais produtos e ferramentas para a Celo. Essa mudança visa dar suporte a uma economia digital regenerativa, preservando os principais recursos da Celo: velocidade, custos baixos e design amigável.
Atualmente, a Celo está operando duas redes de teste para avaliar esta mudança. A primeira, Dango, entrou no ar em julho, enquanto a segunda, Alfajores, tem uma atualização programada para a quinta-feira (26).
“Ao fazer a transição para uma L2, a Celo fortalece esse vínculo, permitindo que nossos desenvolvedores e protocolos mergulhem ainda mais profundamente na vibrante e colaborativa comunidade Ethereum. Essa integração aumenta as oportunidades para contribuições de código aberto, iniciativas conjuntas e o desenvolvimento de bens públicos, garantindo que o impacto da Celo ressoe amplamente no espaço blockchain”, compartilhou a equipe da blockchain em seu blog.
Por fim, a rede principal de Camada 2 da Celo está programada para ser lançada no início de novembro, com as testnets Dango e Alfajores futuras abrindo caminho para garantir compatibilidade suave antes do lançamento. Enquanto isso, a Pepe Unchained já captou US$ 15 milhões e se mostrou o token de Camada 2 com a maior pré-venda de 2024.