A instituição de caridade Bitcoin Venezuela tuitou no último dia 10 de abril que a conhecida “tocha da Lightning Network” havia chegado ao seu destino final, com todo o Bitcoin acumulado na ação sendo doado ao grupo, conforme mostra o artigo da Cointelegraph.
No momento em que chegou à organização, a “Lightning Torch” (nome em inglês para a tocha) havia arrecadado exatamente 0,4108021 BTC, o que equivale atualmente a mais de US$2 mil.
A tocha é uma experiência iniciada pela primeira vez pelo usuário anônimo do Twitter Hodlnaut. O tocha da Lightning Network era transmitida enviando Bitcoin de usuário para usuário e cada um deles deveriam adicionar um valor através da solução de escalabilidade criada para a rede do Bitcoin, a própria Lightning Network (LN).
A Bitcoin Venezuela é supostamente responsável pela iniciativa humanitária “Bitcoin for Venezuela”, relatando recentemente que doou refeições para pessoas no país durante uma queda de energia.
Aparentemente, a organização também se associou à iniciativa de desenvolvimento da instituição de caridade Locha Mesh Network. O projeto visa desenvolver dispositivos “faça você mesmo” baratos e de código aberto capazes de manter uma rede independente, descentralizada e resistente à censura, permitindo que seus usuários se comuniquem com segurança e enviem Bitcoins sem acesso à Internet.
O usuário do Twitter que iniciou o revezamento da tocha da Lightning Nertwork recentemente envolveu-se em um conflito com Craig Wright – a figura por trás do Bitcoin Satoshi Vision (BSV), que também é conhecido por se auto-proclamar Satoshi Nakamoto em várias ocasiões.
Em fevereiro, a Lightning Torch foi divulgada pelo cofundador do LinkedIn e ex-executivo do PayPal Reid Hoffman. Antes dele, o cofundador e CEO do Twitter Jack Dorsey também participou da ação, assim como muitos outros personagens de alto nível do setor de criptoativos e finanças.
Leia também: Sanções econômicas dos EUA impedem que participante do Irã receba a “tocha da Lightning Network”