A empresa multinacional de meios de comunicação, Thomson Reuters, está abrindo seus dados para autores de contratos inteligentes construídos em versões privadas do Blockchain da Ethereum e da plataforma Corda do R3.
Com a recém versão beta, lançado hoje, um “oráculo inteligente” com nome de BlockOne IQ (B1IQ) teve seu projeto voltado no fornecimento de contratos inteligentes (smart contracts) com o tipo de informação financeira confiável necessária para permitir que todas as partes transitem sem um intermediário. O B1IQ permite que os participantes do blockchain desfrutem a reputação do gigante da mídia para fornecer dados preciosos sobre os preços das ações, taxas de câmbio, benchmarks financeiros e muito mais.
A empresa aplicou quais dados iniciais devem ser oferecidos aos desenvolvedores de blockchain tendo como base solicitações dos clientes existentes. Tais dados disponibilizados são de plena utilidade para ações, incluindo o pagamento de dividendos, divisões de ações “e qualquer outra coisa em que o patrimônio da empresa seja afetado por algum tipo de ação”, de acordo com Sam Chadwick, diretor da divisão financeira e de gerenciamento de riscos do conglomerado privado.
Neste momento, o oráculo está apenas em fase de experimento.
Durante o tempo em que a Thomson Reuters está visando os membros maiores do R3 e a Enterprise Ethereum Alliance, o oráculo só pode ser usado como parte das provas de conceito de qualquer organização, excluso em aplicações ao vivo. Próximo ao final desse ano, a empresa da The Woodbridge Company pretende decidir se monetizará o oráculo, ou acabará completamente com o projeto, de acordo com Chadwick.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Mais sofisticação nos contratos
Muitas das aplicações centralizadas, como as executadas por bancos e corretoras, obtiveram acesso aos dados da empresa através de APIs e FTPs mais tradicionais há um certo tempo. Todavia, esse lançamento abriu o acesso ao crescente mercado de aplicativos descentralizados voltados aos dados necessários para facilitação das transações mais sofisticadas.
Com a proximidade dos conjuntos de dados adicionais, o diretor acredita que o oráculo poderia eventualmente habilitar uma série infinita de transações do blockchain sem qualquer necessidade de intermediação.
Ele se utilizou de um exemplo de como um contrato inteligente poderia facilitar negócios que exigem maior sofisticação, então Chadwick descreveu um swap de taxa de juros onde uma parte pagaria uma taxa flutuante com base na Taxa Aberta Interbancária de Londres (Libor).
Apesar de que a função do Libor em um contrato inteligente permaneça o mesmo sempre que o contrato estiver em execução, o próprio número muda diariamente com base nos dados da indústria. E a Thomson Reuters supervisiona detalhadamente essas mudanças. Assim, um swap de taxa alimentado por um contrato muito engenhoso consultaria o oráculo B1IQ, com base no resultado, determinaria qual parte deve o quanto.
Chadwick deu um breve comentário:
“O banco, no momento, desempenha esse papel do meio. E o que vimos olhando é as maneiras pelas quais os contratos inteligentes podem desempenhar os papéis (em vez disso). ”
Fluxos de receita Blockchain
Esse novo projeto – oráculo – parece estar focado na busca proativa de novas fontes de receita para a Thomson Reuters.
No último ano, o departamento financeiro e de risco da empresa conseguiu gerar cerca de US $ 6 bilhões em receita, de acordo com seu relatório anual. Se bem que a variação de receita de um ano para o outro seja insignificante (aproximadamente uma redução de 1%), a forma como a receita foi gerada resultou na mudança drástica, conforme Chadwick disse.
Embora o diretor tenha dito que é cedo demais para comentar se os esforços do blockchain poderiam ser uma nova fonte potencial de receita, ele acrescenta:
“Nosso programa beta pretende compreender a demanda do mercado para informar exatamente esse ponto”.
Futuramente a Thomson Reuters planeja abrir o acesso a dados a consórcios de blockchain adicionais, também incluindo o projeto Hyperledger liderado por Linux. (A empresa faz parte do Hyperledger, R3 e da Enterprise Ethereum Alliance.)
Depois disto, o seu plano é expandir o foco dos membros maiores dos consórcios para as startups de blockchain menores envolvidas nos consórcios, disse Chadwick. Para atacar as startups, ele espera que novos conjuntos de dados sejam adicionados, especificamente em torno de preços das criptomoedas como: bitcoin, ethereum e litecoin.
A gigante das comunicações não está sozinha no seu objetivo de fornecer dados confiáveis aos executores de contratos inteligentes.
Outras startups como Augur e Gnosis usam o mercado de previsão para gerar dados confiáveis. Além disto, empresa como o Oraclize estão construindo soluções baseadas em hardware para acessar dados confiáveis. E no mês passado, a Universidade Cornell, localizada em New York, lançou seu próprio oráculo chamado “Town Crier”, no qual se utiliza extensões de proteção de software para ajudar a garantir toda confiabilidade dos dados.