O protocolo The Graph anunciou nesta sexta-feira (22), um novo sistema de contratos inteligentes focado em dados da Web3, o padrão GRC-20. De acordo com o protocolo, o padrão busca redefinir a estruturação, compartilhamento e conexão de informações em aplicativos descentralizados (dApps).
Segundo a The Graph, o GRC-20 será um novo padrão de dados para a Web3. Ele utiliza o conceito de “knowledge graphs”, que foi introduzido pelo desenvolvedor Yaniv Tal em junho.
Esses gráficos de conhecimento ajudam a organizar informações de forma mais estruturada, criando conexões entre dados e facilitando a compreensão dos relacionamentos.
O desenvolvedor propôs substituir o modelo RDF (Resource Description Framework), utilizado atualmente pelo World Wide Web Consortium, por ser insuficiente para atender às necessidades técnicas da Web3.
O GRC-20 estabelece uma linguagem comum para estruturar informações, tornando a Web3 mais aberta, verificável e composta.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
The Graph – GRC-20?
Conforme apontou o comunicado, o novo sistema utiliza três pilares principais:
- Spaces: para agrupar informações.
- Entities e Relations: que representam peças individuais de dados e suas conexões.
- Types: que adicionam estrutura às informações.
Os desenvolvedores terão autonomia para definir essas entidades e relações, permitindo uma adaptação específica às necessidades de cada DApp. A equipe do The Graph anunciou que disponibilizará ferramentas práticas para facilitar o uso do padrão GRC-20 nas próximas semanas.
Desde seu lançamento em 2018 e ativação na mainnet em dezembro de 2020, o The Graph já indexou mais de 70 blockchains e se consolidou como um dos pilares da Web3.
Sua rede global de APIs, chamadas subgrafos, reduz drasticamente o tempo necessário para desenvolver aplicativos descentralizados. Um projeto que antes poderia levar meses agora pode ser concluído em dias, graças à eficiência da tecnologia.
Além disso, o GRC-20 promete transformar os contratos inteligentes em ferramentas ainda mais acessíveis e poderosas. Segundo o The Graph, essa mudança fortalecerá o ecossistema descentralizado, ao mesmo tempo em que torna a integração de informações mais ágil e escalável.