O The Graph, protocolo de indexação blockchain fundado em 2018, anunciou nesta semana sua migração total para a rede Arbitrum, uma das soluções de layer 2 do Ethereum. O movimento, iniciado pelos participantes da rede, tem como objetivo reduzir as taxas de gas, acelerar as transações e ampliar a acessibilidade do protocolo, de acordo com um comunicado de imprensa da The Graph Foundation.
“Os usuários do Graph têm procurado continuamente por soluções para melhorar a eficiência da taxa de gas e aprimorar outros aspectos da rede”, disse Tegan Kline, CEO da Edge & Node. “Após uma consideração cuidadosa de todas as opções do mercado, o ecossistema selecionou o Arbitrum como a solução de escalabilidade de Layer 2 que trará velocidade e acessibilidade aos desenvolvedores de protocolo e participantes da rede.”
A migração do Graph para o Arbitrum é fruto de um longo processo de discussão e planejamento. Em abril de 2022, uma proposta de governança sugeriu a criação de um conjunto de contratos que vincularia as transações GRT à Arbitrum.
Essa proposta surgiu após discussões acerca da migração para uma rede de layer 2 em resposta aos preços proibitivos do gas, iniciadas em novembro de 2021 nos fóruns do The Graph.
The Graph faz migração
Em junho de 2022, os engenheiros de software da Edge & Node, Pablo Carranza Vélez e Ariel Barmat, propuseram pela primeira vez uma implantação do The Graph no Arbitrum. Os engenheiros argumentaram que uma migração de uma vez só não seria a melhor estratégia.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Desde então, o The Graph vem tomando medidas para se afastar da rede Ethereum, incluindo a ativação de recompensas de indexação no Arbitrum e a implementação de ferramentas de transferência que permitem aos usuários mover tokens para o Arbitrum. Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade.
Segundo a The Graph Foundation, os usuários do protocolo já devem começar a receber solicitações de transição.
“Os usuários do protocolo terão a opção de fazer a transição para o Arbitrum no conjunto de produtos do The Graph. As recompensas do protocolo continuarão a mudar gradualmente de Ethereum para Arbitrum e, com o tempo, passarão totalmente para Arbitrum”, aponta o comunicado à imprensa.