A blockchain da Tezos implementou mais uma atualização na segunda-feira (26). Intitulada “Nairobi”, esta é a décima quarta atualização da rede Tezos, e tem como foco a escalabilidade.
De acordo com a equipe, a Nairobi consegue aumentar a capacidade de transações da Tezos em oito vezes. Ou seja, a rede pode alcançar um limite de até 8 milhões de transações por segundo (TPS), além de trazer outras melhorias.
De fato, a Nairobi é a segunda atualização da Tezos que visa o aumento da capacidade da rede. Em março, a rede recebeu a “Mumbai”, atualização que aumentou o limite total para 1 milhão de TPS.
Novidades nas taxas da Tezos
De acordo com os desenvolvedores da atualização, a Nairobi também introduziu um novo mecanismo de taxas que cobra dos usuários de maneira diferente. Ao invés de uma taxa fixa por transação, a atualização introduziu uma cobrança com base no uso da rede.
Dessa forma, as taxas aumentam conforme a demanda pela rede cresce, o que dá um estímulo para os validadores trazerem mais usuários para a Tezos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Nairobi também permite que o Smart Rollups da Tezos – uma ferramenta de dimensionamento que permite um uso de rede ainda mais rápido – seja atualizado continuamente e automaticamente à medida que atualizações mais recentes forem implantadas no futuro.
No entanto, o uso da rede Tezos atualmente permanece significativamente baixo, bem atrás dos seus maiores concorrentes. A Tezos processou apenas 68 mil transações nas últimas 24 horas em comparação com blockchains populares no mesmo período.
Desafio de mercado
Portanto, o maior desafio para a rede não é aumentar a sua capacidade, mas sim a demanda de uso. Criada para servir como “concorrente” ao Ethereum, a Tezos enfrentou problemas em 2018 e atrasou seu lançamento por diversas vezes, chegando ao mercado quase um ano depois do previsto.
Quando chegou ao mercado, a rede não conseguiu se estabelecer como uma alternativa ao Ethereum e perdeu espaço. O crescimento de redes como Solana e Cardano eclipsou a Tezos e teve como resultado o quase esquecimento da rede.
Os dados mostram que o Ethereum processou 1 milhão de transações, a BNB Chain processou 3,9 milhões de transações e o Bitcoin processou 400 mil transações nas últimas 24 horas. Portanto, a taxa de 68 mil transações da Tezos fica muito atrás de seus maiores concorrentes.
Mesmo assim, a Tezos fechou parcerias importantes, sobretudo no Brasil – a rede se juntou com o banco BTG Pactual no negócio de tokenização de dívidas imobiliárias. No exterior, a rede fechou parcerias com o clube de futebol Manchester United e com a empresa de games Ubisoft.
Só que o token da Tezos, o XTZ, não respondeu tão bem ao lançamento da atualização. De acordo com o CoinGecko, o token abriu o dia em queda de 2%, valendo apenas US$ 0,80 (R$ 3,89 na cotação atual).
- Leia também: Banco Inter vai permitir negociação de criptomoedas