A Tether, empresa por trás do token USDT, recentemente emitiu 100 milhões de novos tokens. Conforme revelou um tuíte nesta segunda-feira, 08 de julho, feito pelo perfil Whale Alert, cuja finalidade é noticiar a comunidade sobre grandes movimentações de criptomoedas:
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 100,000,000 #USDT (100,671,114 USD) minted at Tether Treasury
— Whale Alert (@whale_alert) July 8, 2019
“100 milhões de tokens USDT foram cunhados pela Tether.”
Nos comentários, as pessoas começaram a comemorar, afirmando que o Bitcoin logo avançaria em valor. Isso porque há uma crença de que o valor do token USDT afeta diretamente o valor do Bitcoin, por conta da dominância que o token tem em relação aos outros pares de troca de BTC, conforme noticiado pelo CriptoFácil.
Além disso, não só a comunidade acredita nessa movimentação pareada, como a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos Estados Unidos (CFTC, na sigla em inglês) já intimou a Tether a prestar explicações neste sentido.
Tanto a empresa quanto a Bitfinex, exchange com a qual divide o mesmo CEO, argumentaram que as alegações feitas neste sentido são infundadas. O CEO Jean-Louis van der Velde disse por meio de um email que as acusações são falsas.
“Nem a Bitfinex, tampouco a Tether, estão ou estiveram engajadas em algum tipo de prática visando manipular o mercado e seus valores. A emissão de Tether não pode ser utilizada para aumentar o valor do Bitcoin ou qualquer outro token ou criptomoeda disponível na Bitfinex.”
O professor John Griffin explicou que a relação entre o valor do BTC e a emissão de USDT leva à conclusão de que há a intenção de manipular o mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Contudo, caso a Tether realmente aja desta forma, não é o que está acontecendo dessa vez. A intenção é, conforme alguns usuários do Twitter apontaram, alterar os tokens USDT que têm endereço Omni (ou seja, estão na blockchain do Bitcoin) para o endereço ERC-20 (padrão da blockchain Ethereum).
Note that this serves both to fullfil upcoming issuances and Omni to ERC20 swap.
— Paolo Ardoino (@paoloardoino) July 8, 2019
“Ressalta-se que essa quantia serve tanto para preencher futuras emissões quanto para realizar a mudança de Omni para ERC-20.”
Ainda segundo o Whale Alert, a Tether movimentou grandes quantias de USDT. Foram 8.491.500 tokens em uma leva para uma carteira desconhecida e 7.992.000 em outra leva para outra carteira.
Leia também: Tether ainda domina pares de troca de Bitcoin mesmo após polêmicas