As taxas de transação na criptomoeda Monero, a décima maior moeda digital do mercado, caíram acentuadamente após a atualização de software ocorrida na última quinta-feira, 18 de outubro.
A redução ocorre na sequência da ativação, por parte da plataforma, de uma nova forma de criptografia altamente antecipada, denominada “bulletproofs”, uma nova tecnologia que procura tornar as funcionalidades de privacidade da rede Monero mais escaláveis, reestruturando a verificação das suas transações confidenciais.
De acordo com os dados publicados pela BitInfoCharts, as taxas médias da rede Monero caíram de cerca de US$0,54 na quinta-feira, 18, para cerca de US$0,021 centavos no sábado, 20 de outubro, uma queda de 96%.
Essa mudança dramática foi previamente prevista por desenvolvedores da Monero que falaram com exclusividade à CoinDesk:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Eu acho que você pode dizer com segurança que uma taxa típica de transação cai em mais de 95%”, comentou “moneromoo”, um dos desenvolvedores da Monero.
Moneromoo também disse que as reduções de taxas podem ser menores, dependendo do tipo de transação que os usuários criam.
Juntamente com os bulletproofs, a atualização, realizada por meio de um hard fork, continha outros recursos destinados a melhorar a privacidade na plataforma, bem como um novo código para impedir que os fabricantes construíssem hardwares de mineração especializados para Monero.