O tamanho do mercado japonês de câmbio de Bitcoin superou o da China e dos EUA, ultrapassando os dois gigantes para se tornar o maior mercado de câmbio de Bitcoin do mundo, com um volume de negociação diária de 135 milhões de dólares e mais de 50% da quota de mercado.
Diversos fatores contribuíram para esse crescimento excepcional. No entanto, após a consideração cuidadosa dos grandes eventos ocorridos em 2016, o declínio do mercado chinês e a introdução de regulamentos práticos e sólidos do governo japonês, podem ter sido o motivo de maior impacto no crescimento do mercado japonês de Bitcoin.
O Milagre Econômico Japonês 2.0
Nos últimos meses o mercado japonês se desenvolveu plenamente. Em maio do ano passado, o Japan Times informou que o Gabinete do Japão aprovou um conjunto de contas que concedeu ao Bitcoin e outras moedas virtuais legitimidade como dinheiro.
Na época, especialista em moeda digital e Advogado em Direito So Saito disse:
Eu acho que a nova lei vai aumentar a aceitação do Bitcoin e outras moedas digitais. Algumas das principais instituições financeiras, investidores e agências de publicidade têm hesitado em ser relevante com Bitcoin. Por razões que o Bitcoin não ser regulado, a natureza do mesmo tem sido incerto e alguns ainda, têm uma má impressão do Bitcoin.
Desde então a adoção comercial do Japão, o mercado cresceu exponencialmente e as principais bolsas de bitcoins japonesas como a BitFlyer, garantiram uma rodada de U$ 27 milhões num fundo de investimento série C, liderado pelo SBI Investment, um braço de investimento do grupo multi-bilhonário SBI.
Em entrevista, o CEO da BitFlyer, Yuzo Kano, afirmou que os investidores incluindo o SBI Group, consideram os crescentes volumes de negociação, o potencial do mercado japonês e a estratégia da empresa de sempre estar de olho no desenvolvimento da tecnologia Blockchain, para atingir a indústria fintech japonesa.
Meses após a rodada de financiamento da série C, a BitFlyer garantiu mais U$ 1,75 milhões do Mizuho Financial Group, Grupo Financeiro Sumitomo Mitsui, Mitsubishi UFJ Financial Group e Dai-ichi Life Insurance, para expandir as operações da bolsa para o mercado de remessas, como já mencionei aqui no Criptomoedas Fácil.
A BitFlyer arrecadou mais de U$ 30 milhões em investimentos no total, o que proporcionou à empresa um nível de estabilidade financeira e flexibilidade para se concentrar no desenvolvimento de produtos e expandir sua base de usuários. No entanto, o verdadeiro mérito destes investimentos multi-milhonários é a parceria entre a BitFlyer e as empresas líderes no Japão, que está apoiando o intercâmbio com uma visão clara e estratégia regulatória.
Como resultado, a BitFlyer ultrapassou as exchanges de bitcoin chinesas e americanas, tornando-se a maior potência global no Bitcoin. Atualmente, a BitFlyer controla mais de 60% do mercado japonês de câmbio, e processa quase U$ 80 milhões em negócios diariamente.