A rede global de remessas financeiras internacionais, a Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift, na sigla em inglês), revelou a criação da Prova de Conceito (PoC) de um sistema eletrônico de votação para acionistas com base em blockchain, tendo como clientes as principais instituições financeiras. A Swift fez o anúncio através de um comunicado de imprensa publicado na quarta-feira, 06 de março.
De acordo com o comunicado, a PoC será conduzida em conjunto na região da Ásia-Pacífico com o Deutsche Bank, o DBS, o HSBC, o Standard Chartered Bank, o provedor de software de títulos SLI e a bolsa de valores de Cingapura (SGX). O teste tem como objetivo estabelecer se a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) pode simplificar o gerenciamento de reuniões de acionistas nas empresas.
Mais precisamente, o teste, que deve ser executado durante o primeiro semestre de 2019, pretende atingir quatro objetivos principais. Em primeiro lugar, ele é projetado para testar a implantação de uma solução de votação em colaboração com os emissores e um Depósito Central de Títulos (CSD) ao armazenar e gerenciar dados em uma blockchain privada autorizada.
Em segundo lugar, a PoC também procura demonstrar a viabilidade de soluções híbridas “combinando mensagens e DLT para promover a interoperabilidade e evitar a fragmentação do mercado”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A iniciativa também testará a capacidade da Swift de hospedar aplicativos de terceiros em seu ambiente DLT e reutilizar sua segurança e o conjunto de interfaces. Por fim, confirmar o uso de um padrão financeiro específico de troca de dados eletrônicos – ISO 20022 – no processo.
Enquanto DBS e SGX serão participantes e garantidores da iniciativa, o HSBC, o Deutsche Bank e o Standard Chartered Bank serão apenas participantes. De acordo com o comunicado, todo o projeto será facilitado pelo ambiente de testes de DLTs da Swift.
Além disso, a rede e a infraestrutura da Swift existentes serão usadas para acessar, testar e validar a aplicabilidade da tecnologia. O comunicado de imprensa cita um executivo da Swift dizendo:
“O surgimento da tecnologia blockchain abriu uma nova oportunidade para melhorar esses processos [atuais]. É também uma oportunidade para a Swift oferecer flexibilidade na adoção desta nova tecnologia, através da reutilização de soluções baseadas na ISO 20022, juntamente com um alto nível de segurança e resiliência que a nossa indústria requer.”
O uso da blockchain para sistemas de votação tende a ganhar mais força à medida em que a tecnologia blockchain e suas vantagens passem a ser melhor exploradas. Recentemente, a startup brasileira OriginalMy anunciou a criação de sua própria PoC destinada para votações eletrônicas, intitulada Hääl, que também será destinada para votações em empresas de capital aberto.
Leia também: Fundador da OriginalMy anuncia protocolo para votações secretas em blockchain