Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Criptomoedas

Supercomputadores usados para encontrar a cura do coronavírus foram hackeados para minerar criptomoedas

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 19/05/2020
  • às 06:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Supercomputadores usados para encontrar a cura do coronavírus foram hackeados para minerar criptomoedas

Um ataque hacker afetou pelo menos 13 supercomputadores na Europa que tiveram seu poder de processamento roubado para minerar criptomoedas. O ataque ocorreu neste sábado (16) e ainda não foi possível identificar os responsáveis.

Segundo informações, os hackers teriam conseguido violar a segurança de equipamentos localizados em universidades e centros de pesquisa no Reino Unido, Alemanha, Espanha e Suíça.

Coronavírus

Os sistemas dos supercomputadores invadidos estavam sendo usados para encontrar uma cura para o coronavírus. Assim, as máquinas faziam cálculos sobre possíveis medicamentos que poderiam ser eficazes contra a pandemia.

Entretanto, o trabalho foi interrompido porque, após a identificação do ataque, os computadores foram desligados para investigação.

O ataque

Chris Doman, cofundador da empresa de segurança Cado Security, indicou que os hackers roubaram as credenciais dos membros das universidades. Assim, conseguiram entrar no sistema e implantar um aplicativo ou malware para mineração de Monero (XMR).

As instituições afetadas incluem a Universidade de Edimburgo, com seu supercomputador ARCHER, o Centro de Computação de Alto Desempenho de Stuttgart, o Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT).

Além delas, também foram afetadas a Universidade de Ulm, a Universidade de Tübingen, o Centro de Pesquisa Julich, a Faculdade de Física da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, e o Centro Suíço de Computação Científica (CSCS), em Zurique.

Malware

Embora nenhum dos centros de pesquisa tenha fornecido detalhes sobre o que aconteceu, a organização EGI (European Grid Infrastructure), uma agência europeia para lidar com incidentes de segurança de computadores, revelou que o ataque foi feito por meio de malware. As informações coletadas dos supercomputadores foram enviadas e analisadas pela Cado Security nos Estados Unidos.

Não ficou claro desde quando o Monero estava sendo extraído, apenas que a primeira detecção ocorreu na segunda-feira, 11 de maio. Também não foi estabelecido definitivamente se era um único grupo ou vários grupos de hackers. As autoridades seguem investigando o caso.

Atualmente, Monero é uma das 15 moedas mais importantes criptomoedas dentro do ecossistema. Sua capitalização de mercado está estimada em cerca de US$ 1.157 milhões.

Leia também: Câmara Municipal no Mato Grosso sofre ataque e hackers pedem resgate em Bitcoin

Leia também: Hackers atacam escritório de advocacia e ameaçam divulgar segredos de Lady Gaga, Madonna e outros

Leia também: Fita cassete é tokenizada e valoriza 2940% em dois dias

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.