A Suíça, uma das nações mais amigáveis às criptomoedas do mundo, que inclusive possui o seu próprio CryptoValley, anunciou que a cidade de Zug realizará o primeiro teste de uma votação conduzida por blockchain na nação.
No entanto, a eleição não envolverá a escolha de candidatos para cargos nos poderes executivo ou legislativo, mas um referendo sobre se as Identidades Digitais (eIDs) podem ser usadas para pagar taxas de estacionamento, emprestar livros da biblioteca ou se podem mesmo ser usadas em outros referendos futuros. Os resultados dos votos não serão vinculativos, ou seja, não serão computados como “oficiais”, uma vez que a votação é apenas um teste para determinar se a tecnologia blockchain pode ser usada em uma escala maior.
De acordo com o Swissinfo.ch, o referendo teste será realizado entre 25 de junho e 1 de julho e permitirá que os cidadãos votem usando seus celulares. Esta iniciativa faz parte de um esforço do governo que pretende que dois terços dos cantões (como se fossem estados) do país ofereçam votação eletrônica até o final do próximo ano.
A cidade de Zug lançou o sistema de eIDs no ano passado. Neste caso, o sistema opera na blockchain do Ethereum e tem o objetivo de entregar ao cidadãos o controle total sobre seus dados, entretanto o sistema de identificação eletrônica de Zug não é o único sistema deste tipo na Suíça.
Como mostra a agência de notícias internacional CCN, outro sistema eID em Canton Schaffhausen, lançado com a ajuda da Procivis, não está em uma blockchain, entretanto, este sistema, que será lançado após um teste iniciado em dezembro, fornece acesso por smartphone a impostos, tráfego rodoviário, proteção infantil e outros departamentos. O acesso também será concedido às empresas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, um sistema nacional de identificação digital chamado SwissSign foi lançado no ano passado, por um consórcio privado formado por bancos, seguradoras, operadora de bolsa de valores, Swiss Post e Swiss Federal Railways.
A Agora, startup suíça, realizou um teste em blockchain com uma espécie de observador internacional nas eleições de Serra Leoa.
O CriptoFácil está a caminho da Suíça para conferir de perto este sistema e todo o funcionamento do CriptoValley, em uma missão inédita. Acompanhe o site e confira!