A palestra de Jack Mallers, fundador da plataforma de pagamentos digitais Strike, foi uma das mais aguardadas da Bitcoin 2022. E a espera valeu a pena, pois Mallers anunciou a integração do Bitcoin (BTC) com a Shopify, uma das maiores empresas de e-commerce dos Estados Unidos.
Como resultado dessa integração, os comerciantes que utilizam a Shopify poderão aceitar pagamentos BTC através da Strike. Esses pagamentos, por sua vez, serão executados através da Lightning Network (LN). Ou seja, as transações com BTC serão mais rápidas e com taxas muito mais baratas.
O anúncio teve uma repercussão enorme na conferência, com muitas comemorações de que a Strike facilitará a integração do BTC e seu uso como moeda corrente. Cabe destacar que a empresa de Jack Mallers foi responsável por auxiliar El Salvador no processo de adoção do BTC como moeda legal.
Parceria entre Strike e Shopify
De acordo com o anúncio oficial, a integração permitirá que os comerciantes aceitem pagamentos globalmente e reduzam custos em termos de taxas de processamento. A Strike também permitirá que os pagamentos em BTC possam ser liquidados em dólares.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Contudo, o uso do BTC trará para a Shopify e seus usuários uma alternativa de moeda de uso global, sem fronteiras. Dessa forma, a empresa torna o BTC uma segunda opção aos meios de pagamento tradicionais.
Por parte da Shopify, o BTC deve ajudar a empresa a explorar mercados globais e poder de compra anteriormente inexplorados. Graças aos baixos custos da LN, os cidadãos destes locais terão um poder de compra maior para utilizar no site. Ao mesmo tempo, os comerciantes terão uma grande economia de taxas, abrindo espaço para dar descontos nas compras.
Mas um dos problemas da LN é a complexidade que os comerciantes enfrentam ao utilizar o BTC na rede. Além disso, muitos encontram problemas na hora de converter a criptomoeda para dólar. E nesse sentido, a Strike converterá instantaneamente os pagamentos do BTC em dólar.
Jack Mallers na Bitcoin 2022
O anúncio oficial da parceria com a Strike ocorreu na quinta-feira (7), durante a fala de Mallers na Bitcoin 2022. De acordo com o executivo, a parceria será benéfica para todas as partes e também para a adoção global do BTC.
“Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Shopify para fornecer aos comerciantes uma maneira mais barata e rápida de aceitar dólares usando Bitcoin. A Lightning Network é uma rede global de pagamentos que reduz custos, aumenta a velocidade, impulsiona a inovação, melhora a inclusão financeira e traz o poder de escolha para consumidores e comerciantes”.
Mallers também revelou que o serviço será acessível a usuários do Shopify de qualquer lugar do mundo. Para utilizá-lo, é preciso apenas ter uma carteira de BTC com suporte a LN, como Blue e Muun Wallet. Os usuários do aplicativo Cash App, da Block, também poderão utilizar sua carteira LN.
"Strike has partnered with major alternative payment provider Blackhawk Network, 400,000 storefronts, 37,000 partners" – Jack Mallers pic.twitter.com/K55SsL0RkT
— Bitcoin 2022 (@TheBitcoinConf) April 7, 2022
Com isso, a Strike planeja acelerar a adoção da LN e do BTC a nível global. Mas o anúncio ainda vai precisar de tempo até surtir o efeito desejado pela empresa. Até agora, a marca de streetwear Warren Lotas, com sede em Los Angeles, é a única que permite pagamentos pela LN.
Além do Shopify, Mallers também anunciou a parceria da Strike com o Blackhawk Network provedor alternativo de pagamentos. O provedor conta com 437.000 usuários entre vitrines e parceiros, mas atende nomes de peso como Facebook, eBay, Disney, Amazon, Visa.
Crescente adoção da Lightning Network
Se teve uma tecnologia que se beneficiou dos anúncios da Bitcoin 2022 até agora, essa foi a LN. O primeiro anúncio foi da corretora Robinhood, que terá suporte para a LN. A chefe de produto da corretora, Aparna Chennapragada, fez o anúncio, mas não revelou data para a integração.
Quem também anunciou suporte para a LN foi o provedor de pagamentos BitPay, que revelou a novidade no início da semana.
O que tornou o anúncio da Shopify relevante foi o tamanho da empresa. Fundada em 2004 no Canadá, a Shopify conta com 150 mil comerciantes utilizando a plataforma, com volume total superior a US$ 8 bilhões. Um grande público e volume que terão no BTC uma nova alternativa para negociar.
Leia também: NFTexp leiloa NFTs do filme ‘Detetives do Prédio Azul’ em parceria com Paris Filmes
Leia também: WeChat, WhatsApp da China, adiciona suporte para pagamentos com CBDC chinesa
Leia também: Cash App lança serviço que permite investir parte do salário em Bitcoin