No ano passado, a Stellar Lumens era a galinha de ouro das criptomoedas, uma blockchain de transferência financeira que rivalizava com a Ripple e prometia grandes coisas. Seu slogan de “dinheiro circulando como e-mail” é exatamente o que o mundo precisa agora, mas o token não conseguiu ganhar muita atração em termos de preço, afinal, o XLM continuou a deslizar no gráfico conforme vai perdendo valor de mercado, como mostra o artigo publicado pela News BTC.
XLM quase fora do top 10
Há alguns meses, desafiando a quinta maior criptomoeda em valor de mercado, o XLM agora caiu para a nona posição, sendo ultrapassado pela Tether, pela Litecoin e pela Tron. No momento da escrita, é a altcoin com pior desempenho no top 30, perdendo outros 3% nesta quarta-feira, 30 de janeiro.
Desde a sua maior alta de todos os tempos, o XLM foi esmagado em mais de 90% e o seu preço atual, de US$0,083 (2400 satoshis) é o mais baixo dos últimos 15 meses. Fazendo uma comparação, a criptomoeda Cardano tem se saído pior, mas a queda da Stellar no gráfico de valor de mercado pode ser preocupante.
O XRP, token centralizado da Ripple, da qual a Stellar foi originalmente criada, saiu-se muito melhor e ocupa a segunda posição em termos de valor de mercado, no entanto, viu perdas semelhantes desde a ATH.
A equipe, como muitas outras na esfera das criptomoedas, prestou menos atenção aos preços e mais ao produto, o que envolve aumentar ativamente os canais de adoção. Uma delas é o AnchorUSD, que, de acordo com o boletim de janeiro, é “a primeira solução totalmente integrada, que permite que qualquer aplicativo Stellar forneça depósito e saque em dólares diretamente das contas bancárias de seus usuários”. Além disso, a SatoshiPay lançou três novos validadores Stellar completos e uma nova carteira multi-assinatura.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No início deste mês, a Grayscale Investments adicionou o suporte ao Lumens em sua plataforma de acordo com a Fortune. O recém-lançado Stellar Lumens Trust é o nono produto de criptomoeda da Grayscale; outros incluem fundos para Bitcoin, Ethereum e XRP. A rede AlphaPoint de mais de 100 exchanges também anunciou apoio à Stellar no mês passado.
Ao contrário de outras empresas de criptomoedas, como ConsenSys, Blockfolio, Bitmain e Huobi, a Stellar Development Foundation (SDF) continuou a contratar durante o mercado em baixa, assumindo novos desenvolvedores de software e diretores de parcerias.
Houve também atualizações importantes para a plataforma com o Stellar Core 10.1.0 e o Horizon 0.15.4 lançados, além da versão Interstellar Exchange lançando a versão 3.5 do aplicativo com uma série de novos recursos. Várias outras atualizações de projetos e próximos eventos também estão programados para as próximas semanas, então dizer que esse time esteve ocupado seria um eufemismo.
Leia também: Mercado de criptomoedas segue estagnado; Litecoin valoriza 5% e ultrapassa Stellar