Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Startups usam NEM para incentivar reciclagem e preservar direitos autorais na América Latina

  • Por Cassio Gusson
  • - 19/01/2019
  • às 16:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Startups usam NEM para incentivar reciclagem e preservar direitos autorais na América Latina

Recentemente, a Fundação NEM assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Associação Círculo de Imprensa e Comunicação de Córdoba (CISPREN), na Argentina, com o objetivo de desenvolver um software que possa preservar os direitos autorais através do uso da blockchain. O secretário-assistente de CISPREN, Javier Di Pasquale, disse que na imprensa argentina existem muitos problemas com direitos autorais, que vão desde roubo de conteúdo até falta de pagamento de royalties ao uso do conteúdo de um autor e não mencionar os autores credenciais.

O memorando permite a colaboração entre as duas instituições no desenvolvimento da plataforma e de uma Prova de Conceito (PoC) que deve permitir aos autores provarem que são os autores de determinado conteúdo e, com isso, exigir que os diretos autorais sejam pagos quando identificarem cópias ou plágios, no entanto, ainda não esta claro como a plataforma terá a capacidade de verificar se o registro feito pelo usuário corresponde exatamente a um conteúdo exclusivo criado pelo mesmo.

Outro projeto que vem sendo desenvolvido na América Latina usando a NEM é o Ecodocta, que já tem seu primeiro protótipo pronto e pretende remunerar as pessoas que realizam reciclagem. Por meio de ecopontos, será possível depositar o lixo e receber recompensa em DOCTAS (primeira criptomoeda cordobesa que nasceu com o objetivo de incentivar o ensino e o aprendizado sobre blockchain).

Segundo os desenvolvedores, o processo de reciclagem e recompensa é simples: basta abrir uma conta no aplicativo, levar os itens até a máquina e seguir os passos para reciclagem, que também envolve escanear o código de barras do item que se deseja reciclar e esperar que ele seja validado (para impedir possíveis fraudes). O protótipo ainda não tem data oficial para ser fabricado em massa e ou ser distribuído.

A startup disponibilizou um vídeo educativo explicando como funciona:

Leia também: Intel aposta na blockchain para gerenciamento de direitos autorais

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.