Uma blockchain construída a partir do zero com o objetivo de permitir contratos privados entre usuários entrou oficialmente em fase de testes.
Anunciado no último sábado, 30 de junho, a notícia marca o último passo em uma jornada para a startup Enigma lançar sua própria tecnologia – desenvolvida no MIT Media Lab, o projeto é baseado em um whitepaper publicado em 2015. Inicialmente voltado para o setor de fundos de investimento multimercado, a Enigma agora nomeia-se como um protocolo para “contratos secretos”, que demonstrou no em maio deste ano no evento Consensus 2018 da CoinDesk, que ocorreu em Nova York.
Como tal, o anúncio significa que a tecnologia, uma forma de contratos inteligentes modificados destinados a ofuscar a origem de uma transação, bem como permitir que um blockchain calcule contratos sem descriptografá-los, está agora mais próxima do uso no mundo real.
No entanto, em comentários, os líderes do projeto foram rápidos em acalmar as expectativas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Enfatizando a natureza inovadora da tecnologia, eles escreveram:
“Reconhecemos que o desenvolvimento desses tipos de tecnologias inovadoras é não-linear e um processo contínuo e interativo. Não estamos simplesmente forçando uma plataforma existente – estamos construindo algo completamente novo e essencial, algo que será necessário muitas pessoas e muitos dias e noites para construir.”
Ainda assim, há sinais de que outros estão começando a se interessar pela tecnologia, mesmo nesse estágio inicial. No início deste mês, a Enigma anunciou que estava trabalhando com a gigante de tecnologia Intel para desenvolver ainda mais sua plataforma, bem como aplicativos para rodar no protocolo.
Após o lançamento do testnet, a Enigma planeja preparar-se para o lançamento da rede principal nos próximos três meses, de acordo com seu roteiro.