Dois empresários brasileiros, observando o aumento no uso de contas digitais e carteiras de criptomoedas, estão desenvolvendo uma solução para facilitar o saque de moedas fiduciárias e moedas digitais em diversos pontos no Brasil.
Concorrente dos caixas eletrônicos
Segundo o portal FDR, a startup Saxperto quer competir no mercado já dominado pelos grandes bancos, especialmente quando trata-se de caixas eletrônicos. O conceito da startup é formar uma rede de estabelecimentos comerciais espalhadas pelo Brasil, como bancas de jornais, padarias e supermercados. Estes pontos oferecerão a possibilidade de sacar moedas fiduciárias e criptomoedas.
Um dos dois empresários envolvidos com a ideia é Rodrigo Batista, ex-sócio e CEO da exchange Mercado Bitcoin. A ideia surgiu após Batista identificar que os seus clientes na Mercado Bitcoin tinham dificuldade para realizar o saque de seu dinheiro e, quando conseguiam, as taxas praticadas no mercado eram altas demais.
Junto com Batista está Thiago Godoi, que já foi consultor da empresa de consultoria MCKinsey e já integrou a equipe do Mercado Pago. Godoi falou na reportagem que quer aplicar taxas menores do que as existentes atualmente no mercado.
“Para os estabelecimentos comerciais, fazer parte da Saxperto também atrai mais público e diminui o dinheiro do caixa, o que normalmente gera custos de segurança e transporte.”
A utilização, de acordo com o que foi descrito pelos idealizadores da startup, será simples. Por meio do aplicativo da conta digital, será exibido um mapa que aponta os locais nos quais é possível efetuar os saques.
A Saxperto ainda não está disponível para o público. O projeto está sendo acelerado pelo programa LIFT, organizado pela Fenasbac e pelo Banco Central, e que conta com a participação de empresas como Microsoft, IBM, R3, Cielo e Amazon.
Leia também: Startup brasileira de blockchain é case de sucesso na Estônia