De acordo com um comunicado de imprensa lançado nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a Curv, uma startup de criptoativos com sede nos Estados Unidos, arrecadou US$6,5 milhões para lançar uma carteira baseada em nuvem para instituições financeiras. O grande diferencial da empresa é que essas carteiras não usam chaves privadas.
O portal de notícias Cointelegraph apontou que a rodada de investimentos foi liderada pela Digital Currency Group, empresa de investimentos em criptoativos, e pela Team8, empresa de segurança cibernética com sede em Israel. A rodada também contou com a participação de Monex Group, Flybridge Capital, Jump Capital e Liberty City Ventures.
Os fundos serão usados para criar uma carteira digital institucional que permitirá que instituições e empresas usem com segurança criptoativos e aplicativos blockchain.
A Curv pretende “erradicar o conceito de chaves privadas” e introduzir um novo tipo de criptografia que fornecerá uma maneira mais simples de proteger e assinar transações. Como explicado no comunicado de imprensa, a carteira usará protocolos de computação de múltiplas partes – um subcampo da criptografia que desenvolve métodos que permitem às partes calcular conjuntamente uma função sobre suas entradas sem divulgar seus valores.
Além disso, a necessidade de usar carteiras online e offline será substituída pelo que a empresa chama de serviço baseado em nuvem e somente de software.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em uma entrevista para a revista Fortune, o CEO da Curv Itay Malinger afirmou que a tecnologia é um “avanço”.
“Cinco anos atrás, levaria muito tempo e muito tráfego de rede para fazer isso. O avanço é que a matemática pode ser reduzida a um cálculo de sub-segundo. Isso significa que é possível fazer algo por meio de uma implantação na nuvem.”
Recentemente, diversas empresas desenvolveram soluções de criptoativos para investidores institucionais, seguindo uma demanda crescente de clientes corporativos. Por exemplo, a exchange Seed CX – uma plataforma com sede em Chicago que visa clientes institucionais – lançou uma solução de carteira de ativos digitais com liquidação on-chain.
A fabricante de carteiras físicas Ledger também está desenvolvendo sua própria plataforma de custódia institucional, chamada Ledger Vault. A empresa recentemente se expandiu para Nova York como parte do desenvolvimento da solução.
Enquanto isso, casos de má gestão de fundos – como o famoso caso da exchange QuadrigaCX – continuam a se desdobrar, supostamente devido ao que a Curv refere-se como o “ponto único de falha associado às chaves privadas”: a centralização de seu conhecimento em uma só pessoa.
Leia também: Protocolos descentralizados estão tornando mais fácil do que nunca apostar com criptomoedas