Detentores do token STRK, nativo da rede Starknet, aprovaram a implementação de um mecanismo de staking na plataforma layer-2 em uma votação realizada nesta sexta-feira. A proposta, que estava em discussão desde julho, foi para votação por meio da plataforma descentralizada Snapshot X, uma ferramenta de governança.
A votação começou na terça-feira e terminou com grande apoio à proposta de staking. No entanto, apenas 0,08% dos detentores elegíveis de tokens STRK participaram do processo. Entre os votos registrados, 98,94% foram favoráveis à implementação do staking, 0,45% se abstiveram e 0,61% votaram contra.
Com a aprovação, o novo mecanismo permitirá que qualquer pessoa que possua mais de 20.000 tokens STRK possa realizar staking na rede Starknet a partir do quarto trimestre deste ano. Além disso, a proposta incluiu a aprovação de um mecanismo de minting (cunhagem). O objetivo da solução é equilibrar as recompensas para os stakers e controlar as expectativas de inflação.
- Leia também: Bitcoin Hoje 13/09/2024: BTC estabiliza em US$ 58 mil enquanto XRP registra alta significativa
Comunidade aprova staking na Starknet
A StarkWare, empresa principal por trás do desenvolvimento da Starknet, detalhou a decisão em um comunicado à imprensa. De acordo com a StarkWare, o sistema de minting aprovado busca recompensar aqueles que participarem do staking. Ao mesmo tempo, visa controlar a emissão de novos tokens STRK.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A governança da Starknet está ocorrendo por meio do Snapshot X, um protocolo que atribui o poder de voto com base na quantidade de tokens STRK que cada votante possui. O objetivo desse modelo é garantir que as decisões sejam tomadas por membros genuínos da comunidade, evitando que pessoas de fora comprem tokens apenas para votar e, posteriormente, os vendam logo após a votação.
O Snapshot X captura um instantâneo das participações de STRK em momentos pré-determinados, assegurando que apenas os detentores de tokens no momento da votação tenham o direito de votar. Essa nova funcionalidade de governança é a primeira a ser realizada completamente on-chain, o que traz mais transparência e segurança ao processo de tomada de decisões.
Com essa nova etapa, a Starknet avança na descentralização de sua governança e no fortalecimento de seu ecossistema, oferecendo mais oportunidades para seus usuários participarem diretamente do desenvolvimento e futuro da rede.