O CEO da Binance, Changpenz “CZ” Zhao, deu uma entrevista ao Valor Investe na segunda-feira (21). E um dos temas tratados foi o uso das criptomoedas em pagamentos internacionais.
A facilidade nesses tipos de pagamentos é uma das principais vantagens trazidas pelas criptomoedas. Mas Zhao destacou outro tipo de criptomoeda: as stablecoins.
Segundo o CEO, o uso de stablecoins em pagamentos internacionais irá aumentar em 2021. Para ele, essas moedas possuem muito mais vantagens que os meios de pagamento tradicionais.
“É muito mais fácil e mais barato fazer pagamentos internacionais usando stablecoins ou outra criptomoeda. Essa é uma área na qual as formas tradicionais de pagamento fiduciário [moedas comuns] não funcionam de forma eficiente, enquanto as criptomoedas funcionam”, afirmou.
Bitcoin não decolou como pagamento
Mas o Bitcoin também não seria um meio de pagamento que iria decolar em 2020? Para Zhao, não, pois o Bitcoin ainda não conseguiu superar os meios tradicionais.
“Os meios existentes já estão muito bem estabelecidos e são ‘bastante difíceis’ de serem substituídos rapidamente”, disse.
No entanto, ele elogiou a entrada de grandes empresas de pagamento no mercado de criptomoedas. O grande exemplo de 2020 foi o PayPal, que trouxe vários serviços para este mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A entrada do PayPal no mercado é ótima para a educação e a adoção do usuário. Acredito que é extremamente positivo para a indústria”, afirma Zhao.
Popularização do setor e golpes
Mesmo com o Bitcoin pouco utilizado para pagamentos, o mercado de criptomoedas cresceu em outros aspectos. Segundo o Valor Investe, o número de carteiras da criptomoeda cresceu 25% desde o fim do ano passado e somava 748,8 milhões até 16 de dezembro.
No entanto, esta popularidade tem um lado negativo: o aumento de golpes. Recentemente, tivemos um grande vazamento de dados da Ledger, que expôs informações de milhares de usuários.
Para Zhao, é preciso que cada pessoa seja responsável por suas escolhas. Além disso, deve-se tomar cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
“Acima de tudo, acredito que é necessário mais educação do usuário para evitar ‘puxões de tapete’ e golpistas. Continuaremos a enfatizar a importância de os indivíduos se educarem para fazer investimentos de forma cautelosa e assumindo a responsabilidade por suas próprias ações e investimentos. Pesquise antes de investir”, diz.
Leia também: Bitcoin ainda pode registrar novo recorde em 2020
Leia também: Queimou a língua: Peter Schiff critica Bitcoin e criptomoeda sobe 4%
Leia também: Elon Musk critica Bitcoin e faz outra criptomoeda disparar