O EBANX, empresa brasileira de tecnologia financeira, anunciou a integração das stablecoins USDC e USDT em sua plataforma de pagamentos. Dessa forma, a fintech permitirá que empresas globais que utilizam o gateway no Brasil, como Spotify, AliExpress, Shein, Shopee, Uber e AirBnb, disponibilizem essa opção a seus clientes. O anúncio foi feito durante o EBANX Payments Summit.
De acordo com a empresa, a inclusão das stablecoins representa a junção da velocidade da tecnologia blockchain com a infraestrutura do sistema financeiro tradicional. Esse movimento ocorre em um momento de forte crescimento da adoção de moedas digitais na América Latina.
Uso de stablecoins na Shopee e Uber
Dados da Fireblocks mostram que 71% das instituições financeiras da região já utilizam stablecoins em transações internacionais. O percentual está acima da média global de 49%.
No Brasil, as transações locais com esse tipo de ativo aumentaram 208% em um ano. Na Argentina, o uso já corresponde a 62% do volume total de operações, segundo levantamento da Chainalysis.
O instituto FXC Intelligence estima que o mercado endereçável para pagamentos transfronteiriços com stablecoins em economias emergentes pode chegar a US$ 24 trilhões.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Portfólio ampliado e liquidações rápidas
Com a novidade, o EBANX passa a contar com mais de 200 métodos de pagamento integrados. Agora, clientes da plataforma podem liquidar operações em stablecoins (USDC e USDT), além de dólares americanos, euros e moedas locais. Conforme destacou a empresa, todos os meios contam com suporte regulatório e liquidação ágil.
Durante o evento, o EBANX apresentou ainda três novas soluções de inteligência artificial voltadas à eficiência em pagamentos. Entre elas estão:
- Sistema antifraude com análise em tempo real de mais de 100 variáveis por transação;
- Roteamento inteligente de pagamentos, que escolhe automaticamente a melhor adquirente e Merchant ID de acordo com o risco e contexto da operação;
- Área do Merchant, painel baseado em IA que oferece relatórios e gestão adaptados a cada região de atuação.
Testes com empresas que já adotaram as novas tecnologias mostraram aumento de até 10 pontos percentuais nas taxas de aprovação de pagamentos, de acordo com o EBANX.
- Leia também: MetaMask vai lançar seu próprio token, garante CEO