A IBM, gigante de tecnologia mundial, anunciou o desenvolvimento de uma aplicação segura para remessas transfronteiriças de dinheiro, utilizando como “meio” a criptomoeda Stellar. Segundo a empresa, o sistema estava em fase de teste, mas agora já está pronto e disponível para o mercado com o nome Blockchain World Wire.
“O conceito de dinheiro tem 2 mil anos. O mundo tem usado a mesma rede para processar transações financeiras por 50 anos. E embora a globalização tenha mudado o mundo, as taxas de pagamento e outras barreiras financeiras permanecem as mesmas. Mas agora há uma nova maneira de movimentar dinheiro. Apresentamos o IBM Blockchain World Wire, o novo sistema financeiro que pode simultaneamente limpar e liquidar pagamentos internacionais quase em tempo real. Integrando-se aos seus sistemas de pagamento existentes, você pode substituir a opacidade dispendiosa por transparência acessível – e isso pode trazer maiores oportunidades financeiras para todos”, diz o portal oficial da aplicação.
Voltado para as instituições e aproveitando a rede blockchain Stellar, o produto funciona substituindo os intermediários bancários normalmente necessários para pagamentos trannsacionais com ativos digitais enviados por uma rede distribuída. Efetivamente, usando APIs do World Wire conectadas aos sistemas existentes dos bancos, a moeda fiduciária é trocada por um ativo digital no banco A e então é transmitida para o banco B, onde é convertido em uma segunda moeda fiduciária.
“Todos os detalhes da transação são registrados em uma blockchain imutável para compensação”, diz a IBM.
“Duas instituições financeiras que operam em conjunto concordam em usar uma moeda estável, moeda digital do banco central ou outro ativo digital como o ativo-ponte entre quaisquer duas moedas fiduciárias. O ativo digital facilita o comércio e fornece importantes instruções de liquidação”, afirma a empresa.
A IBM planeja demonstrar o produto na conferência bancária Sibos em outubro deste ano, de acordo com um relatório. Além da empresa, outras corporações têm trabalhado em soluções que integram envios transfronteiriços e a blockchain, como é o caso da GMO, da Ant Financial, da Ripple, entre outras.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora