O primeiro semestre de 2025 consolidou a Solana (SOL) como uma das forças no mercado de criptomoedas, superando o Ethereum (ETH) em pontos-chave. De acordo com um relatório recente da CoinGecko, a Solana superou o concorrente em pontos como preço, volume de negociação e crescimento do ecossistema.
De janeiro a junho de 2025, a Solana registrou uma queda de 19,1%, enquanto o Ethereum despencou 25% – uma diferença significativa que reflete a maior atratividade da SOL em meio à turbulência.
A recuperação da Solana foi mais vigorosa, especialmente em abril, quando subiu 17,3%, impulsionada pelo crescimento de sua DeFi e NFTs. Já o ETH enfrentou pressão constante devido às altas taxas de transação e à perda de interesse em sua camada base.
Apesar da Ethereum movimentar muito mais que a Solana, o crescimento médio está aquém. De acordo com o CoinGecko, o volume médio de negociação da Solana disparou 25,4%, contra apenas 9,7% do Ethereum. Em janeiro, a SOL chegou a um volume de US$ 239 bilhões, superando temporariamente até mesmo o ETH em pares de negociação.
Mais rápida e mais barata
Esse movimento foi impulsionado pelo boom das memecoins em 2024 e começo de 2025, e pela migração de traders para DEXs mais baratas e rápidas, como Raydium e Jupiter. A relação entre SOL e ETH, um termômetro crucial para medir o desempenho relativo, atingiu uma máxima histórica de 0,0815 em abril – um salto de 52,9% desde janeiro
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Apesar de uma leve correção depois, a Solana manteve uma vantagem clara, encerrando junho com um ganho acumulado de 37,8% desde 2024. Isso mostra que, mesmo em um mercado em baixa, os investidores preferiram alocar capital na Solana.
Enquanto o Ethereum ainda lidera em valor total bloqueado (TVL), a Solana está reduzindo a diferença com uma crescente atividade on-chain. De acordo com o relatório, a rede possui mais de 100 milhões de transações diárias, contra a lentidão e custos elevados do ETH.
Além disso, protocolos como Meteora (US$ 750 milhões em TVL) e Jupiter (maior DEX da rede) atraíram usuários em massa para a Solana. Já os hackathons e incentivos para desenvolvedores aceleraram a inovação, tornando a Solana o hub preferido para projetos experimentais. Isso sem falar nos novos ETF de SOL que foram autorizados pela SEC e devem impulsionar ainda mais o protocolo.
Dessa forma, enquanto o ETH ainda é a blockchain institucional, a SOL prova que eficiência e custo-benefício são o futuro. Se a tendência continuar, a Solana não só ameaça a hegemonia do Ethereum como pode se tornar a principal blockchain de smart contracts em um futuro breve.