O ano de 2024 promete ser um marco significativo para a Solana, conforme revelado em seu roadmap. A equipe Solana disse que se prepara para uma fase de crescimento e avanços notáveis após um bom ano de 2023.
No relatório publicado na quinta-feira (11) a Solana revelou que fechou o ano com uma comunidade de mais de 2.500 desenvolvedores. Sendo que mais da metade desses desenvolvedores são experientes, com mais de três anos de atuação, indicando a maturidade e a experiência que contribuem para o ecossistema.
Além disso, a equipe informou que o quarto trimestre de 2023 testemunhou uma média de 40,7 milhões de transações diárias de usuários, com um pico de 405 mil pagadores diários de taxas únicas, de acordo com o relatório Estado da Solana da Messari. Essa atividade intensa reforça o interesse e a eficiência da blockchain Solana, com baixos custos e previsibilidade, como destacado em uma análise da Visa.
Conforme pontuou no relatório, no início de 2024, a Solana introduzirá extensões de token, desenvolvidas em colaboração com grandes instituições. Essas extensões trarão novos recursos, como transferências confidenciais, ganchos de transferência para controle personalizado e metadados. Essa flexibilidade facilitará a criação de tokens personalizados de maneira mais aberta, segundo a equipe.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Principais Pontos do Roadmap da Solana
Ainda segundo o roadmap, o projeto Firedancer, uma reconstrução completa do cliente validador Solana, já está em teste na rede. Desenvolvido pela Jump, esse projeto visa otimizar aspectos-chave, como networking, runtime e componentes de consenso, buscando processar mais de 1 milhão de transações por segundo por núcleo em hardware comum.
Suporte Institucional: Nos últimos doze meses, grandes instituições tradicionais têm mostrado apoio à Solana. Os planos de desenvolvimento de nós blockchain da Solana estão disponíveis na AWS, simplificando o processo para empresas construírem na Solana. Além disso, dados da Solana agora estão disponíveis no Google Cloud’s BigQuery.
A equipe também disse que o relatório sobre o ecossistema de desenvolvimento da Solana destacou um aumento significativo em ferramentas, cursos educacionais e documentação nos últimos doze meses. Os destaques incluem uma variedade de cursos, suporte a até 12 linguagens de programação e ferramentas equivalentes às do ecossistema EVM.
Além disso, desenvolvimentos específicos, como o Gameshift da Solana Labs para integração fácil de recursos blockchain em jogos e a criação de um toolkit pela Armada Markets para melhorar lançamentos de tokens e staking para DAOs, prometem ampliar as possibilidades do ecossistema.
A criptomoeda da Solana, a SOL, foi um dos maiores ganhadores percentuais em 2023, subindo mais de 600% no ano. No entanto, a corrida de touros parece ter desacelerado este ano, com a mudança de foco dos traders para a aprovação do ETF Spot Bitcoin.
No momento da redação desta matéria, SOL está custando US$ 98,28, tendo recuado 6,5% nas últimas 24 horas, de acordo com o CoinGecko.