Foto: Freepik / PNGTree- Montagem: CriptoFacil
A rede Solana provou ser a mais rápida entre as grandes blockchains. Sua média diária real de transações por segundo (TPS) atingiu um recorde de 1.504 em 6 de abril deste ano em meio à mania do memecoin. Isso torna Solana 46 vezes mais rápida que Ethereum e mais de 5 vezes mais rápida que Polygon, que tem o TPS mais alto entre as soluções de escalabilidade do Ethereum.
De acordo com um relatório recente do CoinGecko, apesar de ser classificada como a blockchain mais rápida, Solana ainda atingiu apenas 1,6% de sua velocidade máxima teórica de 65.000 TPS.
Ao mesmo tempo, o aumento do número de transações resultou em congestionamento da rede. Dessa forma, resta saber com que rapidez da Solana poderá registrar um TPS real mais alto após suas próximas atualizações.
A segunda blockchain mais rápida é outro não-EVM, Sui, que registrou seu maior TPS real de 854 em julho de 2023. Isso ocorreu à medida que o jogo on-chain Sui 8192 ganhava popularidade.
Outras blockchains rápidas entre os não-EVMs incluem TON com 175 TPS e Near Protocol com 118 TPS. Enquanto isso, as blockchains não-EVM que registraram velocidade real de processamento relativamente menor são Aptos (49 TPS), Starknet (12 TPS), Bitcoin (11 TPS) e Thorchain (2 TPS).
Ao todo, os 8 grandes blockchains não-EVM têm um pico médio de TPS de 284. Em comparação, as 17 maiores blockchains EVM e compatíveis com EVM obtiveram uma média de apenas 74 TPS. Isso torna as blockchains não-EVM 3,9 vezes mais rápidos que os blockchains EVM.
Conforme apontou o relatório do CoinGecko, a BNB Smart Chain (BSC) atingiu 378 em TPS reais em 7 de dezembro de 2023 em meio ao aumento impulsionado por inscrições na atividade on-chain. Isso torna a BSC a blockchain mais rápida entre os EVMs, apesar de ficar apenas em terceiro lugar geral e atingir menos da metade da velocidade de processamento realizada por Sui.
Da mesma forma, a mania dos Inscriptions permitiu que a Polygon registrasse 190 em TPS reais em 16 de novembro de 2023. A Polygon é, portanto, atualmente a mais rápido entre as maiores soluções de escalabilidade do Ethereum e 8,4 vezes mais rápida do que o próprio Ethereum.
Em outras palavras, as soluções individuais de escalabilidade do Ethereum e as camadas 2 ainda não foram capazes de superar outras camadas 1 em termos de velocidade real de processamento. Isso pode ser parcialmente devido ao menor número de transações on-chain nas soluções de escalabilidade do Ethereum, resultando em TPS realizado mais lentamente para esses blockchains.
Ao todo, Ethereum e suas dez maiores soluções de escalabilidade registraram um total de TPS reais de 500, colocando sua velocidade de processamento combinada à frente do BSC, mas ainda mais lenta que Solana e Sui.
Além da Polygon, as outras 4 soluções de escalabilidade que provaram ser mais rápidas que o Ethereum (23 TPS) incluem Arbitrum (59 TPS), Linea (56 TPS), Base (37 TPS) e Mantle (25 TPS).
O relatório apontou ainda que 24 das 25 blockchains experimentaram seu TPS real mais alto no último ano. Especificamente, 12 registraram seu TPS real mais alto em 2023 e outros 12 em 2024. A única exceção é Thorchain, que atingiu seu TPS real mais alto em maio de 2022.
Isso indica que a atividade on-chain está aumentando e atingindo níveis mais elevados nos últimos meses, liderada por inscrições e especulações sobre memecoins.