A Crypto.com publicou um relatório nesta quinta-feira (29) indicando que o número de usuários de criptomoedas duplicou desde janeiro deste ano.
Ao todo, cerca de 221 milhões de pessoas usavam criptomoedas em junho de 2021. O número duplicou em 4 meses, saindo de 100 milhões para 200 milhões de usuários.
O relatório aponta que o crescimento se deu devido às altcoins, especificamente Shiba Inu (SHIB) e Dogecoin (DOGE).
Adoção dispara
Em 2018, Vitalik Buterin afirmou que a próxima alta das criptomoedas seria impulsionada pela adoção, e não pelo hype — como ocorreu em 2017.
Parece que o co-criador do Ethereum teve razão ao menos em parte. Em seu estudo, a exchange Crypto.com evidenciou a crescente adoção de criptomoedas. Para obtenção dos números, foram analisadas as negociações em 24 exchanges diferentes.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Embora tenha ocorrido um aumento “geral” na adoção, parte do crescimento se deu por conta do hype. A popularização de Dogecoin e Shiba Inu chamou a atenção de novos investidores.
Isso porque o número de investidores que não possui Bitcoin ou Ethereum representa 56,5% do total visto em junho. Ou seja, as altcoins tiveram um impacto maior na adoção do que o Bitcoin, ainda que o BTC seja o “catalisador” de toda a popularização das moedas digitais.
Ao todo, o estudou listou aproximadamente 114 milhões de detentores de Bitcoin e cerca de 23 milhões de investidores do Ethereum. A taxa de adoção de exchanges, considerando as 24 plataformas utilizadas no estudo, é de 89%.
Ainda falando sobre Bitcoin, o estudo aponta que os investidores já veteranos do mercado que causaram a valorização do BTC. Entretanto, os novos usuários sustentaram a constante alta dos preços.
Investidores institucionais lideraram o crescimento por meio do interesse em BTC. O relatório cita Visa, MicroStrategy, Visa e Mastercard. Ademais, o interesse também atingiu o Ethereum, que também experienciou um crescimento significativo em maio e junho.
Por fim, dados confirmam que a participação de mercado do Bitcoin foi lentamente tomada por altcoins além do Ethereum. Comparado aos 20% de janeiro, o percentual de investidores de altcoins atingiu 38% em junho (48% se considerado o Ethereum).
Leia também: 5 criptomoedas prontas para explodir em agosto, segundo analista
Leia também: Token da THORChain sobe 25% uma semana após ataques
Leia também: PayPal apresenta “super carteira” de criptomoedas para expandir serviços