Gigantes da indústria petrolífera Shell e BP fazem parte de um grupo de empresas que planeja lançar uma plataforma blockchain para automatizar os processos de pós-negociação no setor de energia até o final de 2018.
Segundo o artigo publicado pela Coindesk, a VAKT Global, consórcio que está construindo a plataforma, revelou a notícia em uma cúpula de commodities digitais organizada pela S&P Global Platts nesta semana.
O esforço pretende efetivamente ajudar as empresas petrolíferas a substituir a documentação em papel por contratos inteligentes – uma medida que deve cortar custos, reduzir o risco de erros e tornar os processos pós-negociação mais eficientes. A plataforma incluirá uma “plataforma segura baseada em blockchain em tempo real para gerenciar transações de energia física”, de acordo com o grupo.
“Esperamos entrar em operação no final de novembro no mercado de petróleo do Mar do Norte. Em 2019, veremos as barcaças ARA, os mercados aquáticos e os oleodutos dos EUA”, disse Lyon Hardgrave, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da VAKT Global.
“Espera-se que os primeiros licenciados estejam a bordo até janeiro”, acrescentou Hardgrave.
A VAKT Global disse no início desta semana que a plataforma blockchain seria administrada como um novo empreendimento pelos membros do consórcio, para ser gerenciada e operada como uma entidade independente. “Aprovações regulatórias para o empreendimento estão pendentes”, acrescentou.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além da Shell e da BP, outros membros do grupo incluem a empresa de energia norueguesa Statoil, trading houses como a Gunvor, a Koch Supply & Trading e a Mercuria, e bancos como o ABN Amro, ING e Societe Generale.
“Os licenciados que se juntam à plataforma blockchain com base em taxas podem esperar economizar cerca de 40% na resolução pós-negociação”, disse Hardgrave.
Ele adicionou:
“Isso não é uma plataforma de negociação nem uma plataforma de liquidação – não há criptomoeda envolvida. Mas é tudo no meio: recap; confirmação; contrato; logística (o elemento realmente importante em tudo isso) – e faturamento.”