Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Fraude financeira

‘Sheik dos Bitcoins’ é indiciado por estelionato, lavagem de dinheiro e outros 3 crimes

  • Por Lorena Amaro
  • - 12/12/2022
  • às 19:09
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
'Sheik dos Bitcoins' é indiciado por estelionato, lavagem de dinheiro e outros 3 crimes
Foto: Depositphotos

A Polícia Federal indiciou Francisley Valdevino da Silva, conhecido como “Sheik dos Bitcoins”, pelos crimes organização criminosa, lavagem de dinheiro, estelionato, obtenção de ganhos ilícitos mediante especulações e emissão de título ou valores mobiliários sem registro prévio junto à autoridade competente.

Além do Sheik, a PF também indiciou outras cinco pessoas no inquérito que apura fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas. De acordo com o relatório, assinado pelo delegado da Polícia Federal Filipe Hille Pace, o esquema de Francisley deixou um prejuízo estimado em até R$ 1,15 bilhão.

  • Leia também: Ações da Coinbase caem para o preço mais baixo de todos os tempos

Sheik dos Bitcoins

Conforme noticiou o CriptoFácil, Francisley foi preso, de forma preventiva, no dia 3 de novembro em Curitiba, onde vivia. De acordo com a PF, o suspeito teve a prisão preventiva decretada após descumprir medidas cautelares. Além do mandado de prisão, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele. Na ação, foram apreendidos itens de luxo e dispositivos eletrônicos.

Antes da prisão, Francisley estava respondendo pelos crimes em liberdade. Mas ele estava impedido de continuar gerindo as suas empresas. No entanto, a PF informou que o investigado realizou encontros em sua casa com os funcionários das empresas mesmo com a determinação. Isso mostrou, segundo a PF, “que a organização criminosa continuava ativa e promovendo atos criminosos”.

No indiciamento, a PF informou que o Sheik foi indicado por criar e integrar organização criminosa com atuação no Brasil e no exterior. As investigações contra o grupo apontam que os suspeitos promoviam fraudes por meio de várias plataformas digitais, bem como por meio de empresas de criptoativos e de marketing multinível. Tudo isso ocorria, segundo a polícia, “de forma estruturada e com divisão de tarefas”.

A PF disse ainda que o grupo captava recursos das vítimas e oferecia em troca rendimentos acima dos praticados no mercado. Isso caracteriza, de acordo com a PF, uma armação para “apropriação indevida dos valores das vítimas”.

  • Leia também: SBF pode criar nova empresa paga arcar com prejuízos da FTX

Detalhes do esquema 

Natural de São Paulo, Francisley se estabeleceu em Curitiba onde criou uma empresa do ramo da tecnologia. A PF estima que hoje o investigado tenha mais de cem empresas por meio das quais ele aplicava o golpe. Com o dinheiro das vítimas, ele comprava imóveis, carros de luxo, embarcações, roupas de grife, joias, viagens, aviões. Além disso, fazia doações a igrejas.

No final do ano passado, o esquema do Sheik começou a colapsar e ele suspendeu os pagamentos aos clientes. Então, começaram a surgir denúncias contra ele a partir de março deste ano. Uma das possíveis vítimas do Sheik é Sasha Meneghel, que, segundo a PF, teve um prejuízo de cerca de R$ 1,2 milhão com o golpe.

  • Leia também: Esconderijo de Do Kwon, da rede Terra, é supostamente descoberto

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.