Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Sérgio Moro quer apertar o cerco contra a lavagem de dinheiro com Bitcoin no Brasil

  • Por Cassio Gusson
  • - 13/11/2018
  • às 10:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sérgio Moro quer apertar o cerco contra a lavagem de dinheiro com Bitcoin no Brasil

Enquanto a regulamentação proposta pelo Congresso Nacional (PL 2.303/2015) para o mercado de criptomoedas ainda patina na Câmara dos Deputados, as instituições federais, sem uma coordenação, estão buscando ao seu modo apertar o cerco ao ecossistema emergente. Depois da Receita Federal propor que as exchanges reportem, mensalmente, uma declaração com todas as operação de compra e venda de Bitcoin e criptomoedas executadas em suas plataformas, agora é a vez da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) tentar impor regras para o mercado.

A Enccla é um conglomerado de instituições da justiça; é a principal rede de articulação para o arranjo e discussões em conjunto com uma diversidade de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal e estadual e, em alguns casos, municipal, bem como do Ministério Público de diferentes esferas. O organismo de articulação é vinculado ao Ministério da Justiça que será comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro, que já anunciou que buscará, em seu ministério, focar toda a rede do Governo Federal sob sua jurisdição no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Justamente neste ponto é que a Enccla quer, de acordo com reportagem do jornal Estado de São Paulo, elaborar um método de investigação contra a lavagem de capitais por meio do Bitcoin. As propostas da rede serão debatidas no encontro nacional da entidade, que acontecerá de 19 a 23 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). O Criptomoedas Fácil entrou em contato com a ABCB (Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain) e com a ABCripto, (Associação Brasileira de Criptoeconomia) e ambas disseram que não foram convidadas a participar do encontro.

Desta forma, a discussão, que será poderá acontecer sem nenhum integrante do ecossistema presente, tentará estabelecer um conjunto de regras que possa instruir investigadores, promotores e demais entes da justiça para investigar, da melhor forma possível, como Bitcoin e criptomoedas são usados para lavagem de dinheiro. Segundo fontes da Polícia Federal ouvidas pela reportagem do jornal Estado de São Paulo, a ausência de uma regulamentação para os criptoativos, coloca em xeque toda a política de combate à lavagem de dinheiro do Brasil, pois a PF, quando realiza investigações sobre este tipo de crime e identifica a relação com criptomoedas, não tem definido a que empresa ou órgão deve solicitar o bloqueio dos supostos valores.

“A dificuldade de regulamentação que temos hoje é porque ainda não conhecemos as potencialidades – negativas e positivas – desses ativos virtuais. E é nesse contexto – de um tema que ainda se tem muito a descobrir – que a Enccla discutiu de forma mais ampla esse assunto em 2018 e dará continuidade na discussão em 2019 – agora com um viés mais criminal, sempre pensando em uma abordagem responsável”, afirma a diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) Camila Colares, que também é responsável pela coordenação da Enccla.

A proposta a ser debatida neste ano é uma continuação da “Ação 8” de 2018. Coordenados pela Receita Federal, colaboradores de diversos órgãos como Abin, Coaf, Banco Central e PF. No total, a Enccla agrega mais de 70 órgãos, dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.