Início » Últimas Notícias » Segunda maior gestora de ETFs do mundo inicia testes para digitalização de ativos

Segunda maior gestora de ETFs do mundo inicia testes para digitalização de ativos

Segunda maior gestora de ETFs do mundo inicia testes para digitalização de ativos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A gestora de investimentos Vanguard anunciou na quinta-feira, 11 de junho, a conclusão da fase inicial da digitalização de títulos lastreados em ativos. Esse foi um projeto realizado em conjunto com a startup de blockchain Symbiont.

De acordo com as empresas, a iniciativa teve sucesso em “modelar o ciclo de vida completo de uma liquidação em uma rede de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT). Com isso, ela replicou os fluxos de transações de ponta a ponta”.

Publicidade

“A Vanguard se dedica a fornecer soluções inovadoras e de classe mundial que ajudam a aprimorar o setor de serviços financeiros”, disse Warren Pennington, diretor e chefe do Grupo de Estratégias de FinTech de Gerenciamento de Investimentos da Vanguard.

“Ao digitalizar e simplificar o processo de emissão, poderemos aumentar a velocidade e a transparência das transações. Consequentemente, reduzimos custos e minimizamos a exposição ao risco. Isso acaba por levar a um modelo de negócios mais eficiente para as gerações futuras da atividade do mercado de capitais”, afirmou Pennington.

Tendência de tokenização de ativos

O evento marca mais uma entrada de grandes empresas no mercado de blockchain. A Vanguard é a maior gestora de fundos mútuos do mundo e a segunda maior gestora de ETFs. Além da empresa, o Citibank, o BNY Mellon, a State Street e um “grande emissor de ABS dos EUA” participaram.

Anteriormente, a Vanguard e a Symbiont fizeram parceria em várias iniciativas relacionadas a blockchain. Entre elas estão a automação do rastreamento de dados de índice e um teste de blockchain na plataforma da FX Trading. As empresas começaram a trabalhar juntas em 2017.

O CEO da Symbiont, Mark Smith, também comemorou o sucesso da emissão.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A demonstração bem-sucedida de uma emissão de ABS é um importante passo em frente na mudança fundamental da infraestrutura do mercado de capitais por meio da tecnologia blockchain.”

Essa não é a primeira vez que ativos são digitalizados por meio da blockchain. A Overstock, uma das gigantes de varejo dos EUA, tokenizou parte de suas ações. Logo após, a empresa anunciou o pagamento de dividendos em criptoativos aos seus acionistas.

Também com a finalidade de tokenização, a Overstock e a Tezos fecharam uma parceria. Nesse sentido, as empresas farão a tokenização de imóveis no Reino Unido.

Leia também: Juíza do TRT-2 aceita evidências registradas em blockchain

Publicidade

Leia também: Louis Vuitton registra blockchain para e-commerce no Brasil

Leia também: Procuradoria Geral de São Paulo debaterá sobre blockchain e DLT

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário