No jornal JCNET, um dos secretários de desenvolvimento regional do Estado de São Paulo (o qual não quis se identificar) publicou um texto destacando a importância da blockchain.
O texto intitulado “São Paulo, Municipalismo 4.0” começa destacando o grande contraste que é a burocracia no poder público e no privado e deu o exemplo do Governador João Doria,que fez a primeira autorização de convênios do ano com 167 prefeituras do interior paulista totalmente digital e destaca que esse foi o início de inovação na relação municipalista do novo governo.
Em seguida, ele diz que um dos principais desafios dos governos de todo o mundo é, segundo ele, “combater a arte de complicar, dificultar, tomar tempo e recursos da sociedade”, e em seguida diz que conseguir combater esse mal é a chave para o sucesso das estruturas modernas.
O autor comenta negativamente do Brasil, por mais que o Governo Federal esteja criando iniciativas, o país ainda está na 44ª posição no ranking de governo eletrônico da Organização das Nações Unidas, enquanto ocupa a 4ª posição quando trata-se de países com maior número de habitantes com acesso à internet.
“O desafio é enorme. Eficiência, transparência, menos burocracia, menos custeio, inteligência artificial, blockchain devem ser os mantras das administrações modernas.”
O autor afirmou o trecho e disse que, com o intuito de combater esse cenário, o Governador Doria está trabalhando em algo chamado “Municipalismo 4.0”, que visa a redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços públicos, mais transparência e combate à corrupção. Além desse projeto, as secretarias de Governo e de Desenvolvimento Regional estão desenvolvendo o programa São Paulo Sem Papel, que gerirá as demandas, os contratos e convênios com as prefeituras, diminuindo a burocracia, usando menos recursos e tempo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No final, ele afirma:
“Essas duas ações trarão o Municipalismo paulista, brilhantemente fortalecido nos tempos do ex-governador André Franco Montoro para a revolução digital 4.0.”
Leia também: Governo do Estado de São Paulo estuda aplicações em blockchain