Segundo o artigo publicado pela agência de notícias Coindesk, um instrumento de investimento altamente elogiado que buscou apelar para os mercados públicos dos EUA que buscam exposição às criptomoedas acaba de sofrer um revés.
No último domingo, 09 de setembro, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) emitiu um pedido para suspender a negociação das notas negociadas em bolsa Bitcoin Tracker One e Ether Tracker One, emitidas pela XBT Provider AB, uma subsidiária do Reino Unido com sede na Suécia da empresa CoinShares Holdings.
Na ordem oficial, a SEC citou uma “confusão entre os participantes do mercado” com base nos EUA quanto à natureza dos instrumentos financeiros como a razão para a mudança.
A suspensão entrou vigor ontem e durará até 20 de setembro. Além disso, a negociação em outras bolsas que não são norte-americanas não será interrompida durante a suspensão.
“Os materiais do aplicativo do corretor enviados para permitir a oferta e a venda desses produtos financeiros nos EUA, bem como certos sites comerciais, os caracterizam como ‘fundos negociados em bolsa’. Outras fontes públicas caracterizam os instrumentos como ‘notas negociadas em bolsa’. Em contraste, o emissor as caracteriza em seus materiais de oferta como ‘certificados não vinculados a ações’”, diz o comunicado.
A SEC chegou a dizer que a decisão foi de “interesse público” e que estava alinhada com seu mandato de garantir a “proteção dos investidores”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A notícia chega quase um mês depois que os produtos, existentes na bolsa Nasdaq de Estocolmo desde 2015, fizeram um movimento para atrair os investidores dos EUA, anunciando que eles seriam cotados em dólares americanos a partir de 15 de agosto.
Anunciado como uma “abertura branda” para os mercados públicos de criptomoedas, os produtos foram contrastados com produtos sofisticados de fundos negociados em bolsa (ETF, na sigla em inglês) que haviam sido abatidos recentemente pelos reguladores e descritos como uma maneira mais imediata de acessar exposição às criptomoedas com dólares.
“Todo mundo que está investindo em dólares agora pode ficar exposto a esses produtos, enquanto antes eles só estavam disponíveis em euros ou na coroa sueca”, disse Ryan Radloff, diretor executivo da CoinShares Holdings na época.
Representantes da CoinShares Holdings recusaram-se a fornecer comentários após a decisão da SEC.