Início » Últimas Notícias » SEC investiga todas as exchanges de criptomoedas que operam nos EUA
Mercado

SEC investiga todas as exchanges de criptomoedas que operam nos EUA

SEC investiga todas as exchanges de criptomoedas que operam nos EUA
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Um funcionário do escritório da senadora dos Estados Unidos Cynthia Lummis afirmou que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, está investigando todas as exchanges de criptomoedas que operam no país e não só a Coinbase.

De acordo com uma reportagem recente da Forbes, o funcionário disse que todas as exchanges, incluindo a Binance, estão em vários estágios de investigação. Nos EUA operam cerca de 40 exchanges de criptomoedas, segundo o CoinGecko.

Publicidade

SEC x CFTC

Ainda segundo o funcionário, o regulador quer resolver urgentemente a sua disputa com a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) sobre quem deve regular o mercado cripto.

Caso os dois órgãos não consigam resolver o caso, os legisladores deverão ser acionados. Segundo a reportagem da Forbes, tudo indica que o Congresso vai ficar ao lado da CFTC.

A disputa de jurisdição entre SEC e CFTC tem a ver com o enquadramento dos ativos digitais, sobretudo Bitcoin e Ethereum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Há um grande debate nos EUA sobre se as criptomoedas são títulos – sob jurisdição da SEC – ou commodities – sob jurisdição da CFTC.

Título ou commodities

No ano de 2018, um Tribunal Federal dos EUA decidiu que a CFTC poderia processar os casos de fraude envolvendo “moedas virtuais”. Da mesma forma, a SEC considerava o Bitcoin (BTC) como uma mercadoria. Ou seja, sob jurisdição da CFTC.

Reforçando essa visão, em junho de 2018, o diretor da SEC, William Hinman, disse que não achava que o Ethereum fosse um título.

Publicidade

Contudo, essa concepção pode estar mudando. Afinal, em junho deste ano, Gary Gensler, presidente da SEC, sugeriu que considerava o Ethereum um título e o Bitcoin uma commodity, criando ainda mais controvérsias no caso. De qualquer forma, a fonte afirmou que é provável que a decisão final seja, de fato, dos legisladores.

Vale destacar que, na última semana, senadores dos EUA apresentaram a Lei de Proteção ao Consumidor de Commodities Digitais de 2022. Esse regulamento vai dar à CFTC novos poderes para regular as commodities digitais.

Enquanto isso, as senadoras Lummis e Kirsten Gillibrand (D-NY) lançaram a Lei de Inovação Financeira Responsável, uma proposta legislativa bipartidária para regulamentar os ativos digitais.

Publicidade

O funcionário do senador Lummis disse que ambos os projetos têm menos de 50% de chance de serem aprovados este ano.

Leia também: Coinbase está de novo na mira da SEC, nos EUA

Leia também: Binance lança desafio de TikTok com mais de R$ 2.000 em prêmios 

Publicidade

Leia também: Bitmain reduz preços da série Antminer S19 para minerar Bitcoin

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil