A agência de notícias Bloomberg informou em reportagem publicada na quinta-feira (17) que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, deve aprovar em breve fundos negociados em bolsa (ETFs) de futuro de Ether (ETH) no país.
Ressalta-se que a agência reguladora já aprovou ETFs de futuros de Bitcoin (BTC) no passado. Portanto, é pouco provável que o regulador “barre” os mesmos produtos em ETH, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg.
A eventual aprovação de um ETF de futuros de ETH será uma grande vitória para várias empresas que há muito procuram oferecer os produtos. Mais de uma dezenas de empresas entraram com pedido para lançar os ETFs, incluindo Volatility Shares, Bitwise, Roundhill e ProShares. Alguns dos registros até propõem listar versões mais diferenciadas do produto, como medleys de futuros de Bitcoin e Ether.
E o ETF de Bitcoin spot?
Enquanto isso, uma fila de processos para lançamento de ETFs de Bitcoin spot (à vista) aguardam aprovação inédita da SEC. Gigantes de Wall Street como a BlackRock, por exemplo, estão tentando lançar o referido produto, o que seria um marco para a indústria cripto.
A Bernstein Research crê que a aprovação desses ETFs de BTC pode atrair fluxos tanto de investidores varejistas quanto institucionais, e a marcar o início de um novo ciclo no mundo das criptomoedas. O prazo final para aprovações da maioria das solicitações está próximo do quarto halving do Bitcoin, agendado para ocorrer em abril de 2024.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ao longo da história, os halvings do Bitcoin têm sido eventos-chave que marcam o início de novos ciclos no ativo. Contudo, analistas da Bernstein Research afirmaram que a aprovação de um ETF de Bitcoin tem o potencial de impulsionar ainda mais as criptomoedas.
O time de analistas liderado por Gautam Chhugani acredita que o interesse de gestores de ativos globais em ETFs de Bitcoin no mercado spot aumentaram a probabilidade de uma aprovação.