A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) emitiu um comunicado de advertência nesta terça-feira (17), pedindo cautela em confiar em fontes não oficiais para informações sobre suas atividades, após o aumento do preço do Bitcoin na segunda-feira causado por uma notícia falsa sobre a aprovação de um ETF de Bitcoin.
O comunicado firme da SEC, divulgado por meio de sua conta oficial no Twitter, instou os investidores a aguardarem a verificação das informações sobre suas decisões. A agência reguladora afirmou: “Cuidado com o que você lê na internet. A melhor fonte de informações sobre a SEC é a própria SEC.”
Ainda segundo o regulador, quando e se ocorrer a aprovação de um ETF spot de Bitcoin, o regulador será o primeiro a comunicar o mercado.
Essa advertência surge após uma notícia falsa que alegava que a SEC havia aprovado o lançamento do ETF spot de Bitcoin da BlackRock, levando o preço do Bitcoin a disparar cerca de 10% em questão de minutos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
ETF spot de Bitcoin
Ryan Selkis, CEO da empresa de inteligência de mercado cripto Messari, não perdeu tempo em criticar a agência, afirmando: “A melhor fonte de informações sobre a SEC são os tribunais.”
A SEC está atualmente em litígio com a Grayscale em relação à sua aplicação para converter o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um fundo negociado em bolsa (ETF). No entanto, a agência não conseguiu cumprir o prazo de outubro para apelação, o que deu à Grayscale uma vantagem.
A indústria está otimista em relação à aprovação. Cathie Wood, da Ark Invest, expressou otimismo em uma recente entrevista à CNBC, afirmando que espera a aprovação de vários ETFs pela SEC, sendo a sua empresa uma das nove candidatas.
“Muitas pessoas acreditam que o fato de a SEC estar fazendo perguntas representa uma mudança de comportamento. Portanto, as esperanças estão aumentando de que vários ETFs spot de Bitcoin serão aprovados”, disse Wood.
Em 12 de outubro, a Ark atualizou sua solicitação em resposta à solicitação de esclarecimento da SEC, à medida que se aproxima o prazo de 10 de janeiro para a aprovação.
O analista da Bloomberg, Eric Balchunas, esclareceu as mudanças, observando que a Ark apresentou uma versão atualizada do prospecto do ETF de Bitcoin spot algumas semanas após a SEC entrar em contato com os emissores em relação às inscrições.
“Haverá algumas idas e vindas com a SEC sobre esses pequenos, mas importantes detalhes”, disse Balchunas, acrescentando que a aprovação pode não ser iminente. Mas, segundo ele, o engajamento é positivo.
- Leia também: Tether nomeia Paolo Ardoino como novo CEO