A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) decidiu adiar a decisão sobre dois pedidos de ETFs. O primeiro é o Ethereum Futures Trust, da Grayscale, enquanto o segundo é o ETF à vista (spot) de Bitcoin (BTC) da gestora brasileira Hashdex.
Com isso, a SEC muda o prazo final da sua decisão de ambos os pedidos para 1º de janeiro de 2024. O pedido da SEC indica um caminho direto de aprovação ou desaprovação da mudança de regra proposta. Mas a gestora também deve verificar a viabilidade da proposta e aprová-la, o que é mais provável.
Esta extensão fornece à SEC um prazo adicional para considerar cuidadosamente sua decisão. Além disso, ela também confirma a previsão do mercado de que um ETF de Bitcoin deve chegar apenas em 2024.
Esforços persistentes da Grayscale sobre ETF
No início de outubro, a Grayscale entrou com pedido de conversão de seu Ethereum Trust em um ETF. Mas ao contrário de sua proposta para o Bitcoin, o ETF de Ether investiria em contratos futuros, e não na criptomoeda em si.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
De acordo com Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale, esta etapa representa um momento crucial para integrar o Ethereum com as estruturas regulatórias dos EUA. Além disso, a Grayscale obteve uma vitória legal em agosto em relação ao seu Bitcoin Trust (GBTC), levando a SEC a reconsiderar a negativa anterior para a conversão do fundo em um ETF.
Embora não tenha aprovado diretamente a proposta, este marco legal foi um impulso significativo contra a recusa inicial da SEC, que foi considerada inconsistente com a aprovação de ETFs de futuros de BTC. No momento, a proposta de converter o GBTC em um ETF ainda está sob análise.
Já a Hashdex deseja fazer a conversão do fundo de índice de futuros de BTC da empresa – o ETF Hashdex Bitcoin Futures (DEFI) – para o modelo à vista. Este pedido também está sob análise da SEC, que deve emitir a decisão em janeiro.
Desenvolvimentos mais amplos do mercado
Além disso, o cenário financeiro mostra que há um aumento no interesse em relação aos ETFs baseados em criptomoedas. Gestoras como a Ark Invest e 21Shares estão introduzindo fundos, incluindo futuros de Bitcoin e Ether.
No mês de outubro, houve o lançamento de seis ETFs que detêm futuros de ETH, acumulando cerca de US$ 20 milhões em ativos sob gestão no início de novembro.
O mercado também está observando de perto a posição da SEC em relação aos ETFs spot de BTC, especialmente após a entrada de importantes players financeiros como a BlackRock.
Consequentemente, a decisão de adiamento da SEC sobre o ETF da Grayscale diz respeito mais do que à evolução do produto de uma única empresa. Reflete a dinâmica regulatória e de mercado mais ampla em torno dos investimentos em criptomoedas.
À medida que instituições financeiras tradicionais como a BlackRock demonstram interesse em ETFs de criptomoedas, as decisões da SEC interferem cada vez no cenário futuro de investimentos em ativos digitais. Portanto, a extensão do período de revisão para a proposta da Grayscale é crítica na narrativa regulatória dos ETFs de criptomoedas nos EUA.