A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou a decisão sobre a listagem do ETF inédito de criptomoedas da Hashdex na bolsa eletrônica Nasdaq, de acordo com um registro regulatório divulgado em 9 de agosto.
A Nasdaq submeteu a proposta, que visa trazer ao mercado o primeiro ETF de criptomoedas spot diversificado nos EUA, em junho deste ano.
O ETF, denominado Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF, busca rastrear o Nasdaq Crypto US Index (NCIUS). Trata-se de um índice que representa um portfólio diversificado de criptomoedas ponderadas pela capitalização de mercado.
Este índice inclui tanto criptomoedas amplamente conhecidas, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), quanto altcoins, como Chainlink (LINK) e Uniswap (UNI). Atualmente, aproximadamente 95% do índice possui BTC e ETH. Isso reflete a dominância dessas criptomoedas no mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Se aprovado, o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF será o primeiro produto desse tipo listado em uma bolsa dos EUA. Dessa forma, marcará um avanço significativo para o mercado de criptomoedas no país.
Além de ser um marco para a diversificação de ativos digitais disponíveis para investidores, a aprovação deste ETF permitiria que os investidores dos EUA tivessem acesso a uma gama mais ampla de criptomoedas através de um único produto financeiro.
ETF da Hashdex
Contudo, antes que o ETF possa abrir negociação na Nasdaq, a SEC precisa aprovar o pedido de registro, conhecido como S-1. Esse processo envolve uma análise rigorosa das propostas de listagem a fim de garantir que atendam aos padrões regulatórios estabelecidos.
A SEC já demonstrou cautela em relação a produtos financeiros relacionados a criptomoedas, como evidenciado pelos adiamentos anteriores na aprovação de ETFs de Bitcoin e Ethereum.
Este adiamento segue uma tendência de atrasos semelhantes observados em outros pedidos de listagem de ETFs de criptomoedas. Em 6 de agosto, a Nasdaq também enviou um pedido para listar opções em ETFs de Ethereum. Contudo, a SEC ainda não autorizou nenhuma bolsa a listar opções para ETFs spot de criptomoedas.
Em julho, a SEC já havia informado várias bolsas de opções, incluindo a Nasdaq ISE, que necessitava de mais tempo para tomar uma decisão sobre a listagem de opções em ETFs spot de Bitcoin.