A misteriosa figura de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, agora está envolto em rumores que sugerem que ele seria um agente governo dos Estados Unidos, trabalhando na Agência de Inteligência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a NSA.
Embora essa teoria não seja nova, atualmente, ela tem ganhado destaque nas redes sociais, especialmente na plataforma X (antigo Twitter) depois que documentos foram revelados.
O documento é um artigo da NSA assinado por um autor desconhecido chamado Tatsuaki Okamoto. O artigo foi escrito em 1996 e seu título é “How to Make a Mint: The Cryptography of Anonymous Electronic Cash” (Como fazer uma fortuna: as criptomoedas do dinheiro eletrônico anônimo).
“Quem mais teria a capacidade de criar 1 milhão de moedas de forma anônima? Ah, e eles também inventaram o SHA256…?”, disse o especialista Daniel Roberts, lembrando que o algoritmo de criptografia do BTC havia sido criado pela NSA.
O documento da NSA que está causando alvoroço nas redes sociais foi escrito por Laurie Law, Susan Sabett e Jerry Solinas em 18 de junho de 1996. O documento aborda transações online, criptografia e assinaturas digitais, sugerindo um sistema distribuído com potencial para não ser rastreado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A proposta de “moeda eletrônica” abrange até mesmo usos offline. Os comentários de Roberts na plataforma X provocaram uma série de reações.
Ian Grigg, cientista da computação e criptógrafo financeiro, esclareceu que se trata “apenas de um documento da NSA daquela época”, que causou um pequeno impacto e foi projetado para informar a comunidade de inteligência sobre como funcionava o dinheiro digital como o Chaum nos anos 1990.
Satoshi Nakamoto
O criptógrafo Adam Back também se manifestou sobre a suposta identidade de Satoshi Nakamoto:
“Isso se parece mais com uma variante do Chaum eCash, ou seja, eCash centralizado, e não está tão relacionado com o Bitcoin.”
É importante notar que o documento da NSA não é uma novidade; o portal de notícias CCN.com já o abordou há anos. Embora versões atualizadas tenham surgido em 2021, o artigo foi arquivado em 6 de junho de 2018. Além disso, a CCN também mencionou o papel da NSA na criação da função hash SHA256.
No entanto, como a história frequentemente se repete, o documento da NSA de 1996 voltou a ser um tópico quente nas redes sociais, chamando a atenção de influenciadores.
“Eu realmente acredito nisso”, comentou Nic Carter na postagem de Roberts sobre a NSA na plataforma X. “Acredito que tenha sido um projeto interno fechado que um pesquisador achou bom demais para deixar parado na prateleira e optou por lançá-lo secretamente.”