O banco Santander e a Ripple Labs fecharam uma parceria. As duas empresas foram responsáveis pelo lançamento do One Pay FX. O novo aplicativo tem como objetivo fornecer mais agilidade aos pagamentos internacionais.
O sistema foi anunciado pelo Santander em 2018, mas a parceria com a Ripple foi anunciada na quinta-feira, 09 de julho.
“Os clientes nos disseram que o processo de pagamentos internacionais poderia ser melhor. Então, fizemos uma parceria com a Ripple para explorar como a blockchain poderia tornar as transações mais rápidas, baratas e transparentes”, disse Ed Metzger, diretor de tecnologia do One Pay FX.
Transparência e facilidade
O setor de pagamentos internacionais ainda possui grandes problemas. Em muitos casos, os pagamentos podem ter altos custos e levar até 72 horas para serem processados.
Além disso, existem problemas de falta de transparência com o processo tradicional. Isso levou o Santander e a Ripple a enxergarem uma oportunidade de mudança e evolução nesse mercado.
“Nossos clientes nos disseram que nunca sabiam quanto dinheiro chegaria ao destinatário, por causa das taxas. Além disso, eles não tinham transparência sobre quando o pagamento chegaria lá”, explicou Metzger.
“Esse tipo de feedback é padrão em todo o setor. Ninguém estava resolvendo o problema. A Ripple nos ajuda a resolver diretamente os problemas levantados por nossos clientes”, destacou.
Integração de empresas brasileiras
Além de facilitar pagamentos internacionais, os sistemas da Ripple Labs auxiliam empresas locais a terem acesso ao comércio global.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No Brasil, duas empresas se juntaram à Ripple para facilitar esse caminho. A B2Brazil, maior plataforma online de B2B das Américas, e o Banco Benx, banco digital brasileiro especializado em pagamentos digitais e serviços de negociação.
Essas empresas aderiram à RippleNet, sistema de pagamentos em blockchain da Ripple. As duas empresas anunciaram a parceria em conjunto por meio de uma nota ao site Cointelegraph Brasil.
Com a parceria, elas pretende integrar 150 mil micro e pequenas empresas em nível internacional.
Leia também: Investidor afirma que XRP pode não valorizar mesmo que Ripple faça sucesso
Leia também: Conheça os cinco relatórios mais completos de investimentos em criptoativos do Brasil
Leia também: Criptomoedas crescem em popularidade na indústria de jogos de azar